Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Projeto Nosso Lar em Missal é avaliado de forma positiva

Elas participam de Pilates, palestras com psicólogas e assistentes sociais e oficinas de artesanato

  • 23/08/2017
  • Foto(s): Assessoria de Imprensa de Missal
Projeto Nosso Lar em Missal é avaliado de forma positiva

O município de Missal desenvolve na Secretaria de Assistência Social atividades do Projeto Nosso Lar, que conta com a participação de 15 mulheres. Elas participam de Pilates, palestras com psicólogas e assistentes sociais e oficinas de artesanato. A atividade é desenvolvida toda quarta-feira, das 13h15 às 16h30, no Ceaca.

Entre os temas que foram abordados nas palestras, destacam-se a apresentação do projeto, entre outros temas como felicidade, feminicídio, estresse emocional e auto-estima.

A secretária de Assistência Social, Rosani Fappi, disse estar muito satisfeita com o resultado. “O grupo está com um bom número de participantes, é uma ótima oportunidade para essas mulheres terem acesso a esses temas e ao mesmo tempo cuidar melhor da própria saúde, física e mental”, destaca.

Projeto Nosso Lar

O Projeto NOSSO LAR consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

O projeto é baseado no respeito à heterogeneidade dos arranjos familiares, aos valores, crenças e identidades das famílias. Fundamenta-se no fortalecimento da cultura do diálogo, no combate a todas as formas de violência, de preconceito, de discriminação e de estigmatização nas relações familiares.

O trabalho social com famílias, assim, apreende as origens, significados atribuídos e as possibilidades de enfrentamento das situações de vulnerabilidades vivenciadas por toda a família, contribuindo para sua proteção de forma integral, materializando a matricialidade sociofamiliar no âmbito do SUAS.

Os benefícios de participar dessa atividade são muitos. A importância da autonomia é consideravelmente grande, pois através dela, cada pessoa pode se identificar com o “eu interior” e ao mesmo tempo com outras pessoas, com as quais se relaciona no dia a dia.

Para a contribuição da formação da autoestima é importante que essa seja positiva. Nessa contribuição, a recomendação é não criticar, não culpar, não rejeitar, não humilhar, não frustrar e não expor a perda. Ao contrário, pode-se contribuir com incentivos que levam as pessoas a se conhecer, a se gostar, a perceber suas qualidades e a acreditar que é amada e respeitada.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Missal