Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Grupo de Postura em Missal inicia atividades para pessoas com problema na coluna

Os encontros acontecem sob a orientação de fisioterapeutas na Academia da Saúde do Bairro Renascer

  • 25/08/2017
  • Foto(s): Assessoria de Imprensa
Grupo de Postura em Missal inicia atividades para pessoas com problema na coluna

Muitas pessoas sofrem com problemas na coluna, pensando nisso, a Administração Municipal de Missal, por intermédio no NASF (Núcleo de Apoio à saúde da Família), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, iniciou as atividades do Grupo de Postura.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dor na coluna afeta 90% da população mundial, ao menos uma vez na vida.

A ideia de montar os grupos de postura surgiu a partir de uma análise dos pacientes que estavam na lista de espera para atendimento de fisioterapia na secretaria de saúde do município, realizada pelas fisioterapeutas do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Fabiane Lima e Patrícia Klein, onde evidenciou-se que 60% dos encaminhamentos eram devido à problemas na coluna e o restante se dividia entre as outras partes do corpo.

Nos grupos são realizados, coletivamente, exercícios de alongamento, fortalecimento, mobilização e relaxamento do corpo todo, tendo como foco principal a coluna.

Os encontros acontecem sob a orientação das referidas fisioterapeutas na Academia da Saúde do Bairro Renascer, duas vezes por semana, sendo que cada encontro, tem duração de aproximadamente 45 minutos.

O projeto está apenas iniciando, teve início em julho deste ano, e está a todo vapor. Para fazer parte do Grupo de Postura é necessário que o Usuário tenha um encaminhamento médico do SUS para tratamento de disfunção na coluna.

Mediante isto, o paciente é avaliado para ver se há necessidade de atendimento ambulatorial ou se está em condições de realizar o tratamento em grupo.

Fonte: Assessoria de Imprensa