Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Oeste em Desenvolvimento pede apoio a prefeitos para implantar Conselhos de Sanidade Animal

O objetivo é ajudar o Paraná a conquistar e manter o título de "Estado livre da aftosa sem vacinação"

Oeste em Desenvolvimento pede apoio a prefeitos para implantar Conselhos de Sanidade Animal

A coordenação do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) pediu apoio aos prefeitos dos 54 municípios da região para ativar em suas cidades Conselhos de Sanidade Animal (CSA).

O pedido ocorreu durante a reunião mensal do grupo, na última sexta-feira (25), na sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop). A Itaipu Binacional é uma das integrantes da coordenação do POD.

Segundo o vice-presidente do Oeste em Desenvolvimento, Elias Zydek, somente através da ativação dos conselhos é que o Paraná conquistará e manterá o status de “Estado livre de aftosa sem vacinação”. O papel dos CSA será atuar na prevenção e agir caso surjam focos seja de aftosa ou de outra doença, como brucelose e gripe aviária.

Sem vacinação, o controle sanitário é mais rígido e bem visto comercialmente por outros países.

O governo do Estado já anunciou que a última vacinação ocorrerá em novembro de 2018 e a região representa uma boa fatia do setor.

“Não estamos preocupados apenas com as nossas carnes e aves, mas também com a qualidade dos vegetais. Hoje, o que se vende é a sanidade e não produto”, defendeu Zydek.

Zydek lembrou que, em junho, foi proibida a entrada de carne bovina fresca brasileira nos Estados Unidos. “Nossa economia é o agronegócio, não podemos permitir que nossos negócios sejam afetados por causa de uma doença. Precisamos ficar atentos”, reforçou.

O presidente do POD, Danilo Vendruscolo destacou que o Oeste em Desenvolvimento dará apoio na implantação dos conselhos e, juntamente com a Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Paraná (Emater) e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), será parceira no dia a dia dos CSA.

Um modelo a ser seguido é o do município de Matelândia. Lá, o Conselho de Sanidade foi instituído por meio de um projeto de lei municipal.

Fonte: Imprensa Itaipu