Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Comitiva de 13 países conhece ações do Cultivando Água Boa em Santa Helena

A visita é resultado de um curso de gestão territorial que a FAO desenvolve em conjunto com a Itaipu

  • 30/08/2017
  • Foto(s): João Vanderlei Eberhart / Noticiar
  • Região
Comitiva de 13 países conhece ações do Cultivando Água Boa em Santa Helena

Uma comitiva composta por mais de 40 pessoas de 13 países da América Latina, sendo eles: México, Guatemala, Costa Rica, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Equador, Colombia, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Brasil, está conhecendo as ações do Programa Cultivando Água Boa, da Itaipu Binacional, no território da Bacia do Paraná 3.

O Município de Santa Helena faz parte do roteiro de visitação, pois ao longo dos anos se tornou referência nas práticas de desenvolvimento sustentável.

A visita é resultado de um curso de gestão territorial que a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) desenvolve em conjunto com a Itaipu, e utiliza o programa Cultivando Água Boa, como um modelo de ação concreta de gestão participativa socioambiental.

De acordo com o assistente da Superintendência de Gestão Ambiental da Itaipu, Kleber Vanolli, além da geração de energia elétrica, um dos objetivos da Itaipu é oferecer e promover o turismo rural na região, através de visitações para os grupos.

Dentro desse contexto, são identificadas propriedades rurais, como é o caso do Sítio Silva, localizado no distrito de Moreninha, considerado uma das ações de êxito, do Cultivando Água Boa, conforme detalha Kleber Vanolli. (áudio)

A participante do curso, Andrea Suárez, é diretora do Centro Mesoamericano de Desenvolvimento Sustentável, da Costa Rica e comenta que conhecer essas experiências são importantes oportunidades para aplicar no desenvolvimento rural da região que ela provém. (áudio)

Maria da Silva, proprietária do Sítio, explica que receber comitivas em parceria com a Itaipu fortalece ainda mais a atividade que a família desenvolve e reforça o compromisso de melhorar a cada dia para bem atender os visitantes. Segundo ela, é gratificante ver o sítio incluído nos roteiros de turismo rural. (áudio)

Fonte: Noticiar