Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Acaresti recebe novos visitantes estrangeiros em Santa Terezinha de Itaipu

Um grupo de aproximadamente 30 pessoas visitou o local

  • 31/08/2017
  • Foto(s): Assessoria de Imprensa
Acaresti recebe novos visitantes estrangeiros em Santa Terezinha de Itaipu

Quando se fala de reciclagem e programa de coleta seletiva, a Associação dos Catadores de Recicláveis de Santa Terezinha de Itaipu (ACARESTI) já é referência para outros municípios do país e até do exterior.

Nesta quarta-feira (30) mais uma vez a entidade recebeu visitantes brasileiros e estrangeiros.

Eles foram recebidos pelo presidente da ACARESTI, Antonio Correio, pelo coordenador técnico do centro de triagens, Darlei Sauer e pelo diretor de Meio Ambiente, Paulo Squinzani.

Um grupo de aproximadamente 30 pessoas visitou o local.

Eles participam durante a semana em Foz do Iguaçu da 7º Conferência Mundial sobre Restauração Ecológica e a visita até a Acaresti foi uma espécie de complemento ao aprendizado que tiveram.

A proposta da visita partiu através de uma parceria com a Itaipu Binacional.

Entre os visitantes, pessoas da Bahia, Rio de Janeiro e também Chile, Estados Unidos, África do Sul, Argentina, México, Guatemala, entre outros países.

Para o promotor de justiça regional ambiental da Bahia, Augusto César Carvalho de Matos, conheceu o trabalho desenvolvido em Santa Terezinha de Itaipu e destacou que o município é um exemplo efetivo de implementação da política nacional de resíduos sólidos.

"O que vi hoje aqui me deixou bastante impressionado e entusiasmado. A organização da associação, a participação efetiva da prefeitura, dando suporte e logística a toda essa estrutura montada para a reciclagem, inclusive com vinculação direta na administração do aterro e na própria gestão do lixo do município. É um dos exemplos, realmente efetivos de implementação da política nacional de resíduos sólidos no Brasil", explicou.

Para o presidente da ACARESTI, Antonio Correia, visitas assim motivam os trabalhadores ainda mais.

"Eles vêm me procurar e pedir de onde são as pessoas que nos visitam. Quando digo que são de outros países, ficam animados. É importante esse trabalho que desenvolvemos. A Itaipu idealiza alguma dessas visitas e ajuda a divulgar nosso trabalho em outros países", comentou Antonio Correia.

O diretor de Meio Ambiente de Santa Terezinha de Itaipu, Paulo Squinzani, valorizou a forma como a entidade vem sendo reconhecida em outras cidades, estados e países.

"É gratificante para nós sabermos que estamos servindo de exemplo para outras pessoas e municípios e até para outros países como uma tecnologia na gestão de resíduos sólidos", disse.

Fonte: Assessoria de Imprensa