Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Novo sistema agiliza análise do Cadastro Ambiental Rural

Desenvolvido pelo IAP e Simepar, ele será complementar ao fornecido pelo Governo Federal aos Estados

Novo sistema agiliza análise do Cadastro Ambiental Rural

O Paraná passa a contar com o sistema GeoSicar para agilizar a análise dos cadastros das propriedades rurais junto ao Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O sistema, desenvolvido pelo Instituto Ambiental do Paraná e Simepar, foi apresentado nesta segunda-feira (04), na solenidade em que o governador Beto Richa lançou novas ações de sustentabilidade ambiental no Estado. 

FUNCIONAMENTO - Segundo o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, o GeoSicar Paraná complementará as ferramentas do sistema Sicar fornecido pelo Governo Federal, que auxilia no planejamento ambiental e monitoramento da vegetação nativa, previsto pelo Novo Código Florestal.

O novo sistema do Paraná será interligado ao Sistema de Gestão Ambiental (SGA), utilizados atualmente pelo IAP para licenciamento e monitoramento ambiental.

O GeoCicar Paraná libera a sobreposição de mapas, imagens de satélite e bases de dados com informações como hidrografia, topografia, declividade, unidades de conservação estaduais e federais, áreas indígenas, áreas prioritárias para conservação, áreas prioritárias para a recuperação, corredores de biodiversidades, bacias hidrográficas, regiões fitogeográficas e várias imagens de satélite com a cobertura florestal do estado em diferentes períodos (anos). 

FUNDO AMAZÔNIA – O GeoCicar e demais ações do Governo do Estado para as análises dos Cadastros das Propriedades Rurais garantiram que o Paraná se tornasse o único estado fora do bioma da Amazônia a obter recursos do Fundo Amazônia, administrado pelo BNDES.

O fundo disponibilizou R$ 18 milhões para execução do GeoSicar no Paraná.

No projeto estão previstos recursos para análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e para auxiliar no cadastramento de povos e comunidades tradicionais, como quilombolas, faxinais e indígenas.

Hoje, o Paraná possui 376 mil imóveis rurais cadastrados e cerca de 15 milhões de hectares, ou seja, 98,7% da área passível de cadastramento. 

CADASTRO - O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico obrigatório criado pelo Código Florestal (Lei nº 12.651/2012) e tem o objetivo de ajudar na identificação e na integração das informações, contribuindo para a regularização ambiental das propriedades rurais no País.

O cadastramento no CAR deve ser feito por proprietários rurais até 31 dezembro de 2017.

O CAR e os sistemas complementares são ferramentas importantes para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas.

Através deles é possível fomentar a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental.

Fonte: AEN