Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

9 alimentos que cuidam do seu fígado

9 alimentos que cuidam do seu fígado

O fígado é um dos órgãos mais importantes do nosso organismo. Para cuidar dele, manter uma boa alimentação é fundamental.

Se você tem problemas hepáticos ou quer preservar a saúde desta parte do corpo, saiba quais alimentos podem ajudar neste propósito.

1. O alho ajuda a cuidar do fígado
O alho é um dos alimentos mais saudáveis que podemos encontrar, já que, além de nos ajudar a eliminar toxinas, contém muitas substâncias saudáveis para o fígado.

Dentre estas destaca-se o selênio, um mineral que se encarrega de potencializar o efeito que os antioxidantes têm sobre o nosso organismo.
Além disso, o alho é rico em um aminoácido chamado arginina, fundamental para que se produza um relaxamento dos vasos sanguíneos e assim reduzir a pressão que acaba sendo exercida no fígado.
O alho é um alimento rico em vitamina B6, o que proporciona um efeito anti-inflamatório, e também em vitamina C, que se encarrega de proteger o organismo da oxidação e dos danos celulares.

2. Azeite de oliva

O azeite de oliva é outro dos produtos saudáveis para seu fígado.

Sempre que consumido com moderação, proporciona uma base de lipídios que servem para absorver as toxinas nocivas que se encontram no organismo, e assim o fígado pode prosseguir com seu bom funcionamento.

3. Vegetais de folhas verdes
As verduras de folhas verdes, em geral, são todas ótimas para preservar a saúde do fígado. Este tipo de vegetal neutraliza os metais pesados, assim como os químicos e pesticidas que podem estar presentes nos alimentos.

Não deixe de adicionar em sua dieta alimentos como a rúcula, o espinafre ou a alcachofra. Estes farão com que o fluxo da bile aumente e lhe permitirão eliminar os resíduos do organismo.

As folhas de beterraba também ajudam a purificar o sangue de forma natural. Assim, aumentam a eficiência do funcionamento do fígado.

4. Chá verde

O chá verde é rico em antioxidantes, principalmente em catequinas, substâncias orgânicas do grupo dos flavonoides que ajudam a proteger o organismo.

5. Toranja
A toranja ou pomelo é uma fruta com um alto conteúdo de vitamina C e glutationa.

A glutationa participa em vários processos no organismo, como o cultivo e o reparo dos tecidos, assim da produção de substâncias químicas e proteínas.

Além disso, graças a esta substância também favorecemos o fortalecimento do sistema imunológico.

6. Nozes

As nozes são ricas em arginina, como também ocorre com o alho. Além disso, também são ricas em glutationa, ácidos graxos ômega 3, antioxidantes e gorduras saturadas.

A glutationa e os ácidos graxos ajudam a manter as funções desintoxicantes do fígado.
Por sua vez, os antioxidantes e as gorduras saudáveis são protetores hepáticos.
7. Maçãs
As maçãs são frutas ricas em pectina, uma substância necessária para proteger o organismo e eliminar as toxinas do trato digestivo.

Graças a isso você conseguirá facilitar um bom funcionamento do fígado e reduzir sua carga de toxinas.

8. Cúrcuma

A cúrcuma tem uma substância ativa chamada curcumina. Trata-se de um grande antioxidante e anti-inflamatório. Além disso, favorece a produção da bile, melhora seu fluxo e age como um purificador do fígado.

Com a cúrcuma é possível rejuvenescer as células do fígado e neutralizar as toxinas e os compostos nocivos do álcool, dentre outros.

Para se beneficiar desta substância o melhor é introduzi-la em sua dieta. Comece a adicionar uma pequena quantidade de cúrcuma como especiaria aos seus pratos.

9. Limão
O limão é uma fruta cítrica rica em vitamina C e antioxidantes que favorecem a depuração de toxinas.

Tomar um suco de limão recém espremido estimula o bom funcionamento do fígado e nos ajuda a começar o dia da melhor forma. Tome-o em jejum, diariamente.

Fonte: Melhor com saúde