Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Astro Moro

  • 19/09/2017
  • Foto(s): Theo Marques/Folhapress
Astro Moro

(Os juízes Sérgio Moro e Marcelo Bretas participam da pré-estreia do filme ''Polícia Federal - A Lei é Para Todos'', em Curitiba) 

O juiz Sérgio Moro está mais famoso do que Tom Cruise. O filme sobre a Lava-Jato é o segundo mais visto no Brasil, pouco mais de duas semanas após o lançamento, cuja avant première foi com presença do próprio num cinema de Curitiba.

O filme “Polícia Federal – A lei é para todos” tá que tá nas bilheterias do país. Em duas semanas, o filme foi visto por 840 mil espectadores e arrecadou R$ 13,5 milhões.

A trama nacional sobre a Lava-Jato manteve-se à frente até do lançamento “Feito na América“, estrelado por Tom Cruise, com público de 197 mil espectadores na estreia, rendendo R$ 3,4 milhões.

Na frente entretanto, está IT – A coisa, de Stephen King é o primeiro lugar nas bilheterias, visto por 2,3 milhões de expectadores, arrecadando mais de 30 milhões de reais.

Os ambientes de episódios do filme são reproduzidos à risca. Do escritório de delegados da PF, do juiz Sergio Moro e casas de Marcelo Odebrecht e do ex-presidente Lula, até mesmo à tipografia usada em despachos do processo eletrônico, cenas reproduzindo CPI e depoimentos de delatores.

Logo no início da trama, a esposa do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa quase desmaia ao ser informada que ele seria preso, pegando de surpresa investigado e investigadores. Um olhar sensível para efeitos da descoberta sobre corrupção insuspeita no seio familiar é lado pouco alcançado, até aqui, nos relatos da Lava-Jato.

Outro ponto alto é a busca e apreensão na casa de Marcelo Odebrecht e a obsessão do delegado responsável em recolher seu celular antes que o investigado pudesse impedi-lo. De fato, informações do aparelho do empresário foram o mapa da mina que levou a maior empreiteira brasileira a sucumbir diante da investigação.

O diretor Marcelo Antunez afirma que Lula é o único político presente por ter sido, até março de 2016, data em que o roteiro começou a ser gestado, “o ponto principal da Lava-Jato e seu objeto de maior controversa, tanto para o bem quanto para o mal”.

— Ninguém tem a infantilidade de achar que Lula é o vilão. Não existe vilão nessa história, nem heróis. Existem envolvidos — argumentou o diretor na noite desta segunda.

Outro problema: passado um ano e meio, o caminho da Lava-Jato até abril de 2016 já não tem a mesma graça.

Teses investigativas que ficaram de lado - como a relação direta entre doações ao Instituto Lula e a concessão de empréstimos junto ao BNDES — são apresentados com mais ênfase do que outras que prosperaram e viraram ações penais sólidas, envolvendo os imóveis tríplex do Guarujá e o sítio de Atibaia, no interior de São Paulo.

Isso obviamente, porque o filme foi feito sem a Lava-Jato ter terminado e ela prosseguiu trazendo assuntos mais quentes que os que são destacados na película.

 

Fonte: Com inf. de O Globo e Adoro Cinema

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533