Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Construção da Horta Mandala em Missal pode se tornar referência

Além da Horta Mandala, dias atrás também ocorreu uma oficina para a construção de uma cisterna ???ferro e cimento???.

  • 21/09/2017
  • Foto(s): Assessoria de Imprensa
Construção da Horta Mandala em Missal pode se tornar referência

Uma atividade do Programa Encontros e Caminhos, que está sendo desenvolvida pelo Município de Missal, reuniu um grupo de produtores para a construção de uma Horta Mandala na propriedade de Vitorino e Rosa Pelissari, na comunidade de Esquina Gaúcha, às margens da PR-495. Eles possuem uma pequena propriedade e são agricultores agroecológicos.

A proprietária afirma que está sendo uma grande oportunidade à família. “Nós vamos produzir frutas, verduras, primeiramente para consumo, e para tratar a produção de galinha caipira, que quero implantar também, e, se sobrar, poderá até ser uma fonte de renda extra”, relata. “Eu não conhecia a Horta Mandala, fiz um curso, me interessei, gostei, e pretendo plantar coisas que posso processar na nossa agroindústria”, afirma Rosa.

Horta Mandala

A engenheira agrônoma do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia de Missal (Capa), Daiana Raquel Pauletti explica que a Horta Mandala tem o formato circular e isso permite maior eficiência, pois se produz mais, com melhor aproveitamento da luz solar e a forma de manejo.

Ainda segundo Daiana, o central dessa Horta Mandala, será com água, mas que muitas utilizam a parte central para produção animal. “Essa propriedade servirá de referência para ser multiplicada no município e na região, e será uma horta conduzida de forma orgânica”, confirma.

A Agrônoma afirma ainda que o custo para uma horta como essa é muito baixo. “Nessa horta foi colocada matéria orgânica, como galhos picados, folhas, cinzas, fornecido pela prefeitura”, conta. “Com o passar dos cultivos, talvez será necessária alguma correção, com adubo orgânico, mas o custo é muito baixo”, completa.

Encontros e Caminhos

O Assessor Especial de Coordenação da Itaipu Binacional, Professor Sérgio Oliveira, falou que essa horta em Missal será uma referência para os visitantes de Itaipu. “É um sistema muito interessante e muito bonito, diferente nas nossas comunidades, que chama a atenção até mesmo para as pessoas virem visitar”, elogia.

“A Itaipu recebe muitas visitas, inclusive Internacional, devido aos prêmios que o Programa Cultivando Água Boa recebeu mundialmente, então quando tem uma Horta Mandala igual essa que está sendo construída, nós ficamos felizes, pois, podemos trazer essas pessoas que vem de outros lugares, para conhecer. Portanto, será também um ponto de visitação”, exclama Sérgio.

Ele ainda afirma que o Encontros e Caminhos vai se tornar um programa permanente da Itapu Binacional. “Esse ano os municípios abraçaram mesmo o programa, e a nossa ideia é que esse projeto aconteça todos os anos, com uma programação orçamentária e que faça parte, efetivamente, do calendário anual de Itaipu”, confirma.

Parcerias

Além da Horta Mandala, dias atrás também ocorreu uma oficina para a construção de uma cisterna “ferro e cimento”. O reservatório, também na propriedade da família Pelissari, tem capacidade de 30 mil litros e vai auxiliar na irrigação da Horta Mandala. Nos próximos dias, mais eventos do Programa Encontros e Caminhos, irão acontecer em Missal.

O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Altair Fetzner, afirmou que a construção, exigiu bastante mão de obra. “Tivemos que fazer um trabalho de mutirão, envolvendo diversas entidades, para desenvolver essas atividades”, observa. Também participaram da atividade os alunos do 4° ano da Escola Rural Municipal Antônio Raposo Tavares, de Vista Alegre, que conheceram o que está sendo desenvolvido.

A Administração Municipal de Missal, por intermédio das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Educação, contou com a parceria da Itaipu Binacional, Associação dos municípios Lindeiros, Comitê Gestor Municipal do Cultivando Água Boa (CAB), Coletivo Jovem da BP3, Coletivo Educador, Emater, Capa (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia) e Apromis (Associação dos Produtores Orgânicos de Missal).

Fonte: Assessoria de Imprensa