Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paraná registra quase 10 mil mortes 'cardíacas' por ano

Entre 2010 e 2017, Estado contabiliza 64,3 mil óbitos por problemas ligados ao coração

Paraná registra quase 10 mil mortes

A Sociedade Paranaense de Cardiologia (SPC) promove hoje, Dia do Coração, uma ação na Boca Maldita, em Curitiba. As pessoas que passarem pelo local poderão ter orientações sobre as doenças cardíacas, realizar aferição de pressão arterial e assistir apresentações sobre o tema. As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo e no País. No Paraná, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, nos últimos sete anos foram 64.397 mortes relacionadas ao coração, quase dez mil casos por ano. As ações na Boca Maldita vão das 10 às 16 horas.
Dentre as doenças que se encaixam na classificação cardiovascular, as principais – e que causam mais mortes – são o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC), que também é conhecido como derrame. Das mortes no Estado, 34,4 mil estavam associadas a infarto do miocárdio e 29,9 mil ligadas ao AVC.

Embora os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares sejam a hipertensão, o colesterol, o tabagismo e o diabetes, o presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia (SPC), Gerson Bredt Júnior explica que há fatores, como o estresse e a depressão, que acabam tendo efeito negativo sobre as causas principais e agravando os problemas do coração.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares causam uma morte a cada 40 segundos, sendo, hoje, as que mais matam no país.
“Todas as doenças cardiovasculares têm tratamento. Quando descobertas no início, a maioria delas, como hipertensão arterial, dislipidemias, insuficiência cardíaca e outras doenças coronárias, podem ser tratadas", diz Bredt Júnior.

Fonte: Bem Paraná