Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Cooperativas oferecem capacitações para melhorar produtividade de mel na região

Aproximadamente 30 produtores participaram das atividades.

  • 20/10/2017
  • Foto(s): Assessoria de Imprensa
  • Região
Cooperativas oferecem capacitações para melhorar produtividade de mel na região

A difusão de conhecimento e disponibilização de assistência técnica foram trabalhadas esta semana em dois dias de campo sobre apicultura e meliponicultura, realizados em Cascavel.

Este tipo de iniciativa resulta em maior produtividade e a viabilidade da cadeia comercial do mel, como parte de um trabalho de expansão da atividade apícola na região Oeste do Paraná.

Em Cascavel, nos dois dias de campo, foram envolvidas as comunidades Valmir Motta, junto com São Francisco, e Centenário.

O trabalho é realizado em conjunto pela Cooperativa Agrofamiliar Solidária (Coofamel), a Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), e o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa).

Dentre as práticas trabalhadas esteve a divisão de enxames, substituição de caixas fora do padrão com vistas à alta produtividade, além da divisão de meliponídeos, conhecidos como Jataí.

O trabalho contempla a mobilização de grupos e atendimentos individuais, segundo o presidente da Coofamel, Wagner Gazziero.

Aproximadamente 30 produtores participaram das atividades.

O objetivo é chegar a 50 cooperados em 2017, de acordo com Gazziero, como forma de viabilizar uma unidade de extração ou beneficiamento da Coofamel em Cascavel, tendo em vista que o município apresenta grande potencial para produtividade.

Fonte: Assessoria de Imprensa