Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Taxistas ameaçam fechar a Ponte Tancredo Neves

O Sindicato dos taxistas de Puerto Iguazú disse que o protesto deve acontecer na próxima terça-feira

  • 21/11/2017
  • Foto(s): Rádio Cultura Foz
  • Região
Taxistas ameaçam fechar a Ponte Tancredo Neves

Um grupo de taxistas argentinos ameaça fechar a Ponte Internacional Tancredo Neves, entre as cidades de Puerto Iguazú e Foz do Iguaçu, em protesto contra uma lei municipal que proíbe que taxistas estrangeiros busquem passageiros em Foz e levem para outro o outro lado da fronteira. A medida vale para taxistas e mototaxistas da Argentina e Paraguai.

De acordo com o superintendente do Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans), Fernando Mariniche, os taxistas argentinos querem tratamento igual às empresas de turismo que atuam na fronteira, que possuem permissão para trazer e levar passageiros.

“Os taxistas estrangeiros, tanto argentinos quanto paraguaios, tem permissão de trazer o passageiro à Foz do Iguaçu e leva-lo de volta ao país de origem. Porém, a lei não permite que o táxi retire o passageiro em Foz e atravesse a fronteira”, explicou. O mesmo acontece com taxistas brasileiros que levam passageiros à Puerto Iguazú ou Ciudad del Este.

“O que acontecia na prática, é que amigos de outros taxistas do lado de lá, cobravam uma taxa de R$ 20 à R$ 25 para poder trazer passageiros de lá. Esse serviço, assim como os mototaxistas, tem que ser prestado pelos brasileiros. O brasileiro leva para o lado de lá, e o estrangeiro trás para o lado de cá”, disse Mariniche, ressaltando que a medida é uma questão de reciprocidade entre os trabalhadores na tríplice fronteira.

O Sindicato dos taxistas de Puerto Iguazú disse que o protesto deve acontecer na próxima terça-feira (28), quando o taxista brasileiro não poderá passar a ponte entre os dois países. Os taxistas argentinos reclamam principalmente da proibição de poder pegar um passageiro no aeroporto de Foz do Iguaçu e levar até Puerto Iguazú.

Fonte: Portal da Cidade/Rádio Cultura Foz