Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Primeiro laboratório de controle natural do Aedes aegypti do Brasil é inaugurado no Paraná

A unidade-piloto, instalada em Jacarezinho, tem o primeiro teste programado para janeiro de 2018

Primeiro laboratório de controle natural do Aedes aegypti do Brasil é inaugurado no Paraná

O primeiro laboratório de controle natural do mosquito Aedes aegypti do Brasil foi inaugurado nesta quinta-feira (23) em Jacarezinho, no norte do Paraná. A criação do laboratório é uma parceria entre o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e da empresa Forrest Brasil Tecnologia.

A unidade-piloto está instalada no Parque Tecnológico do Norte Pioneiro e foi desenvolvida para executar o projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de controle natural do mosquito por meio de uma técnica que busca produzir e liberar na natureza machos estéreis do Aedes aegypti.

O laboratório, que conta com licença prévia do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), poderá fazer o primeiro teste de campo em janeiro de 2018, conforme o Tecpar. Para fevereiro está programada a liberação dos mosquitos, após a obtenção de todas as licenças do IAP.

A tendência com a liberação dos machos estéreis, segundo o Tecpar, é de que haja a queda da incidência do mosquito em até 90%, com redução significativa de registros de casos de dengue, zika e chikungunya.

Os mosquitos estéreis competirão na natureza com os mosquitos selvagens, o que acarreta na consequente redução da proliferação do inseto, inclusive das fêmeas, que são as transmissoras das doenças.

“Conforme os resultados em Jacarezinho sejam positivos, a aplicação desta tecnologia será estendida a outros municípios brasileiros que sofrem com a presença de doenças transmitidas por esse vetor”, explica Joel Krieger, gerente-geral da empresa parceira do Tecpar.

No início do projeto é feita a coleta de ovos do mosquito. A partir deles serão produzidos os mosquitos machos que em laboratório receberão uma alimentação com produtos que garantam sua esterilidade.

O projeto-piloto em Jacarezinho busca mensurar a efetividade deste controle natural de mosquitos para, na sequência, ser levado a outras partes do Brasil que sofrem com as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Fonte: g1