Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Procuradoria cita boatos e denúncia contra atos criminosos em manifestação em Guaíra

Ouça os áudios

  • 06/12/2017
  • Foto(s): Barbosa Junior
  • Região
Procuradoria cita boatos e denúncia contra atos criminosos em manifestação em Guaíra

A população de Guaíra está apreensiva por conta da demarcação de terras indígenas proposta pela FUNAI (Fundação Nacional do Índio) no Município.

A chegada de caminhões com madeiras e materiais de construção, descarregados em aldeias, na última segunda-feira (04), desencadeou uma revolta em massa de várias frentes.  Produtores agrícolas, Sindicatos Rurais e empresários se uniram para promover uma manifestação contra as ações que beneficiam os índios.

Os manifestantes foram às ruas no início da tarde desta quarta-feira (06) para protestar contra a demarcação. Cerca de 8 mil pessoas participaram do ato que contou ainda com o apoio dos comerciantes, que fecharam as portas até 15:00 hrs.

A equipe da Rede Costa Oeste de Comunicação, através dos repórteres Flávio Henrique e Barbosa Junior, acompanhou a movimentação, registrada em fotos e vídeos.

Os procuradores da República no Município de Guaíra,  Hayssa Kyrie Medeiros Jardim e Dermeval Ribeiro Viana Filho,  concederam entrevista à imprensa, na qual relataram que os materiais entregues nas aldeias são para substituir as moradias já existentes e não para aumentar a área ocupada. Viana Filho afirmou que assim como em outras áreas do Estado, a demarcação de terras está em fase preliminar, portanto, não há uma decisão sobre como e quando serão realizadas.

Ainda na coletiva, Hayssa informou que a promotoria está investigando as ações de manifestação dos munícipes, e se for comprovado teor criminoso, uma denúncia será oferecida.

Ouça os áudios.

Fonte: Kelly Cristina