Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Águas do Litoral e do interior estão próprias para banho

Apenas o Rio Paranapanema, em Primeiro de Maio, está impróprio para banho

Águas do Litoral e do interior estão próprias para banho

A chegada do verão vem acompanhada do monitoramento da qualidade da água nas praias do Litoral e prainhas do interior do Paraná. O primeiro levantamento realizado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) na temporada 2017/2018 indica que a condição é favorável.

No Litoral, entre os 49 pontos monitorados, quatro estão impróprios para banho. No interior são verificados 17 locais e apenas um não é indicado aos veranistas.  “São medidos os níveis de Escherichia coli (E.coli) na água, que é um coliforme fecal e, dependendo do número de organismos detectados, a água se torna própria ou imprópria para banho, de acordo com critérios estabelecidos pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente)”, explica a diretora de Monitoramento Ambiental e Controle de Poluição, Ivonete Chaves.

Os boletins de balneabilidade serão divulgados semanalmente e apresentam informações sobre a contaminação da água por esgoto sanitário clandestino e avalia a possibilidade de uso da água para atividades de lazer de contato primário, ou seja, de contato direto e prolongado com a água (tais como natação, mergulho, esqui-aquático).

Litoral

Ao todo, são monitorados no Litoral do Paraná 13 pontos em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, cinco na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina

Ponta da Pita, em Antonina, junto com dois pontos do Rio Nhundiaquara e o Rio Marumbi, em Morretes, são os locais impróprios para banho. Além deles, são permanentemente considerados impróprios para banho outros 10 locais, conforme análises realizadas esporadicamente durante o ano.

Interior

Apenas o Rio Paranapanema, em Primeiro de Maio, está impróprio para banho devido à proliferação natural de algas. A qualidade da água é avaliada em 17 pontos de praias artificiais e represas da costa Norte e Oeste do Estado.

A avaliação é realizada em praias artificiais e represas da costa Norte e Oeste do Estado, nas cidades de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e em Primeiro de Maio.

Fonte: massanews