Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Motoristas devem ficar atentos ao pagamento do Seguro DPVAT

Quem tem carro emplacado deve imprimir o boleto com o número do Renavan

Motoristas devem ficar atentos ao pagamento do Seguro DPVAT

Os contribuintes do Paraná devem ficar atentos aos vencimentos dos impostos e tributos que vencem em janeiro deste ano. Além do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2018, que vence a partir desta quarta-feria, 10 de janeiro, tem também o DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre). 

Este tributo deve ser pago sempre no vencimento da cota única ou junto com a 1ª parcela do IPVA. Se o veículo for isento de IPVA, o vencimento será junto com o emplacamento ou no licenciamento anual. No caso do Paraná, para quem for pagar à vista o pagamento deve ser feito até sexta-feira, dia 12 de janeiro, uma vez que a data com desconto é 10 de janeiro.

Já para os motoristas que forem parcelar o valor do IPVA, o pagamento do DPVAT deve ser feito entre os dias 22 e 26 de janeiro, quando vence a primeira parcela do imposto para o veículos de acordo como final da placa. O boleto deve ser gerado após a data do vencimento da parcela única, quando o sistema será atualizado.

Os donos de carros emplacados precisam imprimir o boleto para o pagamento, mediante o fornecimento do Renavam. A cobrança é feita por meio de boleto bancário pagável em qualquer banco, emitido no site do Seguro DPVAT. O valor do seguro depende do tipo de veículo. 

https://pagamento.dpvatsegurodotransito.com.br/Index.aspx

O licenciamento do veículo só estará completo após o pagamento deste seguro. O tributo existe desde 1974 e é direito de todo aquele que se envolve em algum tipo de acidente de trânsito. Vale ressaltar que o valor desse seguro não pode ser parcelado. O valor do seguro depende do tipo de carro.

No Paraná, o desconto para quem pagar o IPVA à vista será de 3%. O valor do IPVA pode ser consultado no site da Secretaria da Fazenda. A alíquota da maior parte da frota, conforme o governo estadual, vai ser de 3,5%, mesmo valor deste ano.

Ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou que usam gás GNV pagam 1%. Veículos que pertencem à União, a estados e a municípios são isentos do imposto. Para táxis, ônibus de transporte urbano, para deficientes, destinados ao transporte escolar e os fabricados antes de 1998 são insentos.

O governo estadual informou que pode arrecadar R$ 3,2 bilhões com o IPVA.

Fonte: Bem Paraná