Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ex-prefeito e secretário de Serranópolis do Iguaçu são condenados pela justiça

Dois foram condenados por contratação sem licitação

  • 09/01/2018
  • Foto(s): Catve
Ex-prefeito e secretário de Serranópolis do Iguaçu são condenados pela justiça

O ex-prefeito de Serranópolis do Iguaçu (gestão 2000-2004), o então secretário de obras e uma empresa do ramo de construção civil foram condenados pela Vara da Fazenda Pública de Medianeira, município sede da comarca, por praticar atos de improbidade administrativa. A sentença partiu de ação civil pública ajuizada pela 1ª Promotoria de Justiça de Medianeira, que acionou os réus pela compra de materiais de construção para obras do Município sem a realização de processo licitatório.

De acordo com a Promotoria de Justiça, entre os anos de 2001 e 2004, o então prefeito autorizava a aquisição dos materiais diretamente da empresa requerida, desrespeitando normas previstas na Lei de Licitações (Lei 8.666/93). O secretário de obras, por sua vez, repassava os pedidos para os setores de compras e licitação e a empresa fornecia os produtos. Os valores gastos ultrapassaram a quantia de R$ 53 mil.

Segundo a sentença proferida, ao deixar de realizar o certame licitatório, os réus impossibilitaram a administração pública de contratar por preços mais vantajosos, ferindo os princípios da impessoalidade, legalidade, publicidade, moralidade e eficiência. Dentre as sanções aplicadas aos requeridos estão a suspensão dos direitos políticos pelo prazo de três anos, a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios fiscais ou creditícios e pagamento de multa civil.

Fonte: MPPR