Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ministro de Minas e Energia participa de inauguração na Itaipu

nauguração do Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica Sustentável da Itaipu acontecerá na terça-feira (16)

  • 12/01/2018
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Ministro de Minas e Energia participa de inauguração na Itaipu

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, participa na próxima terça-feira (16) da inauguração do Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica Sustentável (CI-MES) da Itaipu, em Foz do Iguaçu. A agenda inclui, entre outros compromissos, uma apresentação do Projeto Green Silicon (Silício Verde), ainda em fase de estudos. A iniciativa é uma parceria entre a Itaipu, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Esta será a segunda vez que o ministro Fernando Coelho Filho virá ao Paraná em pouco mais de uma semana, para eventos da Itaipu. No último dia 8, ele participou da posse do novo diretor-técnico executivo da binacional, Mauro Corbellini, no escritório da empresa, em Curitiba. Na ocasião, o ministro destacou que, desde o início do governo Temer, pela primeira vez, a diretoria e o conselho de Itaipu estão completos.

O ministro também enfatizou o bom momento vivido pelo setor, com a retomada de investimentos e boas perspectivas para este ano. "Agora, com o time de Itaipu completo, com certeza, vamos conseguir transpor todos esses desafios", ressaltou.

A comitiva que irá a Foz do Iguaçu com o ministro na próxima semana inclui o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), Eduardo Azevedo; a chefe da Assessoria de Apoio ao Ministro, Amanda Damasceno; e os assessores especiais Guilherme Syrkis e Cesar Borges.

CI-MES
As instalações do Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica Sustentável (CI-MES) da Itaipu Binacional ficam em frente ao Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Elétricos (CPDM-VE), dentro da usina. A estrutura tem mais de 3 mil metros quadrados de área construída e conta com laboratórios, oficinas, ferramentaria e showroom, entre outros espaços.

Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna, "o Centro é importante porque vai ajudar o País a cortar etapas no processo de desenvolvimento de soluções de mobilidade sustentável. São projetos que serão úteis para a Itaipu e também para o Brasil."

Segundo o chefe da Assessoria de Mobilidade Elétrica Sustentável de Itaipu, Celso Novais, o CI-MES vai complementar o trabalho desenvolvido atualmente no CPDM-VE que continuará dando suporte às atividades do setor.

O centro terá como foco pesquisa e inovação, especialmente na área de armazenamento de energia. Ali, serão desenvolvidos a segunda geração da bateria de sódio com tecnologia nacional, em parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI); sistemas inteligentes de armazenamento de energia, com aplicação em áreas isoladas; e soluções para gestão de energia e mobilidade.

Enquanto o novo galpão focará a pesquisa e a inovação, o CPDM-VE concentrará a parte dos grandes equipamentos como o laboratório de solda, as máquinas de corte de precisão e o dinamômetro de rolo, usado no projeto do ônibus híbrido a etanol, desenvolvido em parceria com a Finep.

Programa VE
O CPDM-VE e o novo CI-MES, prestes a ser inaugurado, ficam dentro da usina de Itaipu e fazem parte da estrutura do Programa Veículo Elétrico. Surgido em 2006 como uma iniciativa liderada pela binacional, o Programa VE aos poucos foi angariando parceiros e desenvolvendo diferentes protótipos. Atualmente, a Itaipu mantém cerca de cem veículos elétricos circulando na empresa, entre eles, carros de passeio, caminhão, ônibus, utilitário e até um avião elétrico.

Programação
O ministro desembarca em Foz do Iguaçu na segunda-feira (15), à noite, e será recebido pelo diretor-geral brasileiro, Luiz Fernando Leone Vianna.

No dia seguinte, às 9h, ministro e comitiva se deslocam ao Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu (CRV), acompanhado do diretor-geral brasileiro. Na sequência, o grupo assistirá ao filme institucional. Fernando Coelho Filho fará o plantio de uma árvore no Bosque dos Visitantes e fará uma visita técnica à usina.

Ainda pela manhã, o ministro e a comitiva, acompanhados de diretores de Itaipu, farão um sobrevoo na região, com saída do heliponto da usina. Depois, almoçarão na usina, com convidados do Brasil e Paraguai. À tarde, conhecerão o estudo de viabilidade do Green Silicon e receberão um relatório do projeto. Na sequência, inauguram o Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica (CI-MES). A agenda deve terminar por volta das 16h30.

Projeto Green Silicon (Silício Verde)
A apresentação do projeto Green Silicon será feita pelos diretores de Coordenação brasileiro e paraguaio, Newton Kaminski e Pedro Domaniski. O projeto inclui a implantação do ciclo completo de industrialização desse mineral na região fronteiriça entre o Brasil e o Paraguai. A proposta será apresentada também ao vice-ministro de Minas e Energia do Paraguai, Mauricio David Bejarano Martí. Participam ainda conselheiros brasileiros e paraguaios da Itaipu, além de representantes das instituições parceiras do projeto.

Fonte: Assessoria