Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipu anuncia apoio e apresenta propostas para a revitalização de balneários da Costa Oeste

Objetivo é melhorar a infraestrutura para fomentar o turismo e aumentar a renda dos municípios

  • 12/01/2018
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Itaipu anuncia apoio e apresenta propostas para a revitalização de balneários da Costa Oeste

A Itaipu Binacional apresentou, nesta quinta-feira (11), na sede do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, em Santa Helena (PR), duas propostas para auxiliar as prefeituras na revitalização e exploração comercial de prainhas e áreas de lazer localizadas às margens do reservatório da usina. O objetivo é melhorar a infraestrutura e, com isso, fomentar o turismo e aumentar a renda dos municípios. 

Foram anunciados o apoio financeiro para as 16 prefeituras lindeiras que apresentarem projetos para a reforma dos espaços e, também, o plano para a concessão dos balneários de dez municípios: Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, Foz do Iguaçu, Mercedes, São Miguel do Iguaçu, Guaíra, Itaipulândia e Missal.

Participaram do encontro prefeitos e autoridades dos municípios lindeiros e representantes da Itaipu e da Agência de Desenvolvimento da Região Turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur).

Revitalização 

Apresentada pelo diretor de Coordenação da Itaipu, Newton Kaminski, a proposta de apoio para a revitalização das prainhas prevê a assinatura de um convênio entre a binacional e as prefeituras, com o apoio à autossuficiência de energia, eficiência energética, saneamento básico, urbanismo e paisagismo e edificações pequenas próximas ao reservatório, como píer e churrasqueiras – entre outros. Os prefeitos têm até março para apresentar os projetos. “Vamos analisar cada caso individualmente. A contrapartida da empresa será de até 60%”, disse Kaminski.

Concessão

A Itaipu e a Adetur também entregaram aos prefeitos os “Planos de concessão de uso público dos balneários”, com o propósito estabelecer os critérios de exploração comercial dos espaços. 

O plano pago pela Itaipu e desenvolvido pela Adetur para cada uma das prainhas apresenta a situação atual dos locais e a viabilidade econômica com a exploração comercial de bares, restaurantes, eventos, hotéis, áreas de camping e esporte. O documento entregue aos prefeitos conta ainda com sugestões de como as prefeituras podem fazer a concessão dos balneários por meio de parcerias público-privadas e, também, imagens ilustrativas dos projetos arquitetônicos. 

Pedido antigo dos prefeitos, a exploração comercial dos balneários não era permitida pela concessão de uso das prainhas alinhada entre a Itaipu e as prefeituras. “Esse plano somente foi possível porque, em 2017, a Itaipu flexibilizou o comodato, autorizando a exploração comercial”, afirmou o gestor do turismo na margem brasileira da Itaipu, Alexandre Pacheco. “Estamos aproveitando essa flexibilidade para explorar toda a capacidade turística do Lago de Itaipu”, ressaltou.

Prefeitos aprovaram

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, disse que o plano dá segurança para atrair investimentos aos balneários e anunciou que vai aproveitar para promover a concessão da prainha de Três Lagoas o mais rápido possível. “Temos exemplos bem-sucedidos de concessão em Foz. Um deles é o do Marco das Três Fronteiras. Faremos o mesmo com a prainha. Vai desonerar a prefeitura, gerará renda para o município e novos postos de trabalho.”

Para a prefeita de Mercedes e presidente do Conselho dos Lindeiros, Cleci Rambo Loffi, a proposta da Itaipu e Adetur é providencial. “Com certeza esse este é um grande passo para o desenvolvimento da região lindeira.”

O prefeito de Santa Helena, Airton Copatti, aprovou a ideia da parceria público-privada e agora pretende melhorar ainda mais o movimento na prainha da cidade – considerada uma das melhores da região. “Nosso balneário recebeu 75 mil pessoas entre o Natal e o Ano Novo, mas queremos que esse público permaneça durante o ano todo.”

Gratuidade

A diretora técnica da Adetur, Fernanda Fedrigo, destacou que os prefeitos são livres para fazer a concessão, mas é preciso respeitar algumas premissas, como, por exemplo, garantir o acesso gratuito da população lindeira às prainhas e criar novos produtos turísticos. “A nossa meta é aproveitar pelo menos 10% dos 3,5 milhões de turistas que chegam a Foz do Iguaçu todos os anos.”

O presidente da Adetur, Flávio Degasperi, fez um resumo do que foi apresentado no encontro em Santa Helena:

Fonte: Assessoria