Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

IAP divulga novo boletim de balneabilidade; praias da região estão próprias para banho

Interior continua com todos os pontos próprios e o Litoral do Paraná possui mais um local onde não é recomendado o banho.

  • 12/01/2018
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
IAP divulga novo boletim de balneabilidade; praias da região estão próprias para banho

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou nessa sexta-feira (12) o quarto boletim de balneabilidade da temporada. De acordo com as análises dessa semana, aumentou o número de pontos considerados impróprios para banho no Litoral do Estado. Ao todo, foram registrados dois locais onde o banho não é indicado, além dos outros 10 que são considerados permanentemente impróprios.

O Instituto monitora a qualidade da água em locais onde há maior fluxo de pessoas durante o verão, incluindo o Litoral, Costa Oeste e Norte do Paraná. Amostras de água são coletadas do mar e dos rios nos dias e locais que registram maior fluxo de banhistas, onde há maior possibilidade de contaminação.

Esse trabalho possibilita avaliação de concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) na água, que permite a verificação de contaminação por esgoto sanitário clandestino e a possibilidade de uso da água para atividades de lazer de contato primário, como natação, mergulho e esqui-aquático.

LITORAL – Ao todo, são monitorados 49 locais na região, sendo 13 pontos em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, cinco na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina.

INTERIOR – A qualidade da água é avaliada em 17 pontos de praias artificiais e represas da costa Norte e Oeste do Estado. A avaliação acontece nas cidades de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e em Primeiro de Maio.

SINALIZAÇÃO – Os veranistas podem se orientar de acordo com as bandeiras na orla das praias, nos rios e nos reservatórios, que indicam se os locais estão próprios ou impróprios para banho. A sinalização aponta a condição da água a 100 metros a direita e a esquerda de cada bandeira.

A cor vermelha aponta que a água não é recomendada e a azul que a região está própria para banho. A água imprópria pode ser prejudicial à saúde, trazendo dermatites, problemas gastrintestinais e outras doenças mais graves.

 

Fonte: Geovani Canabarro c/ inf. IAP