Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Soja, mandioca e frango

  • 15/01/2018
  • Foto(s): Divulgação
Soja, mandioca e frango

As chuvas não se fazem de rogadas e caem à vontade.

Temos um verão bem chuvoso, o que é bom para as lavouras de soja. Alguns problemas são detectados no que tange ao controle de pragas, pois tem sido difícil entrar nas lavouras.

Mas de acordo com o DERAL, Departamento de Economia Rural, preconiza-se uma safra de soja maior do que estava sendo aguardada.

Cerca de 80% das lavouras estão praticamente definidas. Falta saber sobre o preço que ainda está um pouco abaixo do esperado, principalmente em razão da queda do dólar, que patina.

Sobe a moeda americana, aumenta a cotação das commodities agrícolas. Se a moeda perder fôlego, os preços da saca de soja tendem a caírem juntos.

O bom para o agricultor é dólar baixo na época da compra de insumos e dólar mais alto quando precisa comercializar a produção.

Mas nem sempre é assim.

- - -

Por outro lado, acompanhei a pré-assembleia da Lar em Santa Helena e a cooperativa vem enfrentando dificuldade com a Unidade Industrial de Mandioca.

Os preços na época do plantio não eram atrativos e a entrega do produto caiu violentamente em 2017 em relação ao ano anterior.

Pelo que foi dito pelo presidente Irineo da Costa Rodrigues e também pelo vice Lauro Soethe, pode ser que aquele complexo seja destinado a outra serventia, caso persista a baixa no mercado da mandioca.

Trabalhar no vermelho é que a cooperativa não vai. Tentar resolver os problemas, tentar minimizar os prejuízos, sim, mas persistir no erro, não. Isso foi o que deu a entender os líderes cooperativistas.

Outro senão da pré-assembleia, foi a queixa dos produtores de frango. Fizeram uma moção na qual pedem que a Lar reveja sua política de remuneração.

A diretoria da cooperativa recebeu a manifestação e promete olhar com atenção para as reivindicações, mas de antemão, Rodrigues disse que a cooperativa não funciona como uma entidade socialista.

Também concordo, é cooperativista num sistema capitalista. Talvez se não fosse assim, já tinha se perdido, como outras cooperativas e empresas privadas, que faliram por má gestão.

Há de se encontrar um meio termo para que o fomento do setor avícola da Lar, não sofra um baque, o que afetaria a região.

Fonte: Elder Boff

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533