Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Febre amarela: tire suas dúvidas

O vírus nunca deixou de circular no Brasil na forma silvestre

Febre amarela: tire suas dúvidas

Por que a doença está de volta? Não foi erradicada?

Os primeiros sinais de que a febre amarela estava novamente ultrapassando a região amazônica começaram em 2014. Só que o vírus de febre amarela nunca deixou de circular no Brasil na forma silvestre. A cada ciclo de aproximadamente sete anos há um aumento de casos em áreas que ultrapassam a região da Amazônia. O fenômeno está associado a mudanças na população suscetível. Uma onda de casos em humanos ocorreu, por exemplo, em 2009, quando a doença atingiu o Rio Grande do Sul, Estado que por 42 anos esteve livre da doença.

Como é transmitida?

Pela picada de mosquitos portadores do vírus de febre amarela. Em regiões de campo e floresta, o principal mosquito transmissor é o Haemagogus. O vírus também pode ser transmitido pelo 'Aedes aegypti', na forma urbana da doença. Casos de transmissão urbana, no entanto, não são registrados no País desde 1942. 

A febre amarela é transmitida de pessoa para pessoa? Quais são os sintomas?

A doença, que não é transmissível, provoca calafrios, dor de cabeça, dores nas costas e no corpo, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Os primeiros sintomas aparecem de três a seis dias depois da infecção. 

Como são os casos graves?

Há hemorragias, insuficiência hepática e insuficiência renal. Um dos sintomas é a coloração amarelada da pele e do branco dos olhos. Também não é incomum pacientes apresentarem vômito com sangue, um sintoma da hemorragia. Cerca de 50% dos pacientes que desenvolvem a forma grave da doença morrem em um período entre 10 e 14 dias.

Qual é o tratamento para a doença?

Não há um tratamento específico. Por isso, a medida mais eficaz é a vacinação.

Posso me vacinar a qualquer hora?

Sim, a imunização é oferecida na rede pública de saúde e pode ser procurada a qualquer momento do ano. 

Quais são as reações possíveis à vacina? Ela deve ser tomada por todos?

Efeitos colaterais da vacina são raros. O imunizante é contraindicada para crianças menores de 6 meses, pessoas imunossuprimidas e com reação alérgica a ovo. Idosos acima dos 60 anos, gestantes, pessoas portadoras do vírus HIV ou com doenças hematológicas devem consultar um médico antes de se vacinar.

Quem tem de tomar a vacina integral?

Além dos viajantes, crianças de 9 meses a menores de 2 anos e pessoas em condições clínicas especiais.

E se vier a tomar a dose fracionada? Ela é segura? Qual a validade?

Sim, ela tem a mesma eficácia da dose integral, mas a fracionada protege por até oito anos, segundo o ministério.

Quando o viajante deve tomar a vacina contra a febre amarela? 

A vacina é essencial para quem viaja a áreas endêmicas dentro do País. Segundo o Ministério da Saúde, hoje elas são: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Piauí, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas, Bahia, São Paulo e Rio.

Quais países exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP)?

A lista atual tem mais de cem países e a imunização deve ocorrer dez dias antes da viagem. Depois dos recentes casos no Brasil, essa lista aumentou e Panamá, Nicarágua, Venezuela, Costa Rica, Equador e Cuba passaram a exigir a vacina de brasileiros. Saiba quais são os outros.

Onde posso tirar certificado de vacinação internacional?

os Centros de Orientação para a Saúde do Viajante (veja opções). É preciso ir pessoalmente ao local e levar RG, passaporte ou CNH e a carteira de vacinação. O serviço é gratuito. Para quem perdeu a carteira de vacinação ou o comprovante da dose, a recomendação é tentar ir ao posto onde a vacina foi dada para obter uma segunda via do documento. 

A vacinação influencia algum outro procedimento?

A Fundação Pró-Sangue recomenda que as pessoas façam sua doação de sangue antes de tomarem a vacina. Aqueles que a receberam devem esperar 28 dias para a doação. As pessoas que estiveram em algum município com caso confirmado da doença devem aguardar 30 dias. Quem recebeu a vacina da febre amarela há mais de 28 dias pode doar mesmo que seja de municípios com casos confirmados da doença. Quem contraiu a enfermidade deve aguardar seis meses após a recuperação clínica completa (alta médica).

Além da vacinação, como é possível se proteger? 

Além de estar vacinado, as pessoas podem evitar a picada do mosquito silvestre transmissor da doença com uso de repelentes, roupas compridas e telas de proteção nas janelas, por exemplo. 

Fonte: Estadão Conteúdo