Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Meio Ambiente afirma que macaco não transmite febre amarela

Eles são considerados sentinelas

Meio Ambiente afirma que macaco não transmite febre amarela

Assim como os humanos, os macacos são primatas e as principais vítimas do mosquito transmissor da febre amarela. O alerta é da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com o objetivo de evitar que a população tente capturar, agredir e matar estes animais, que não têm relação nenhuma com a transmissão da doença. O alerta acontece um dia depois de Curitiba registrar o primeiro caso importado da doença.

“Eles são considerados sentinelas”, explica a diretora do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, Márcia Arzua. "Quando grupos de primatas são encontrados mortos é um sinal de alerta para a população."

Equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde fazem o monitoramento das populações silvestres presentes em Curitiba – bugios e saguis – e reforçam que não há casos de morte destes animais pela infecção do vírus na cidade.

Conforme já foi divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde, Curitiba segue livre da circulação do vírus da febre amarela.

Para evitar que a doença chegue, é fundamental que toda a população mantenha quintais limpos, livres de acúmulo de lixo, principalmente garrafas, potes plásticos e qualquer outro recipiente que acumule água.

Fonte: massanews