Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

IAP emite último boletim de balneabilidade da temporada; todos os pontos na região oeste estão próprios

O boletim é válido até o dia 15 de fevereiro

  • 09/02/2018
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
IAP emite último boletim de balneabilidade da temporada; todos os pontos na região oeste estão próprios

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou nesta sexta-feira (09) o oitavo e último boletim de balneabilidade das águas na temporada de verão. De acordo com a análise desta semana, os rios Paranapanema, em Primeiro de Maio, no Norte, e Rio Nunes, em Antonina, no Litoral do Estado, estão novamente próprios para banho.

Durante toda a temporada, o instituto monitorou a qualidade da água em locais onde há maior fluxo de pessoas durante o verão, no Litoral e Costa Oeste e Norte do Paraná. Amostras de água foram coletadas em pontos de mar e rios e nos dias que registram maior fluxo de banhistas, onde há maior possibilidade de contaminação. Esse trabalho possibilita avaliação de concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) na água, que permite a verificação de contaminação por esgoto sanitário clandestino e a possibilidade de uso da água para atividades de lazer de contato primário, como natação, mergulho e esqui aquático.

O monitoramento feito na Costa Norte e Oeste do Estado mostra que o Rio Paranapanema, em Primeiro de Maio, anteriormente não recomendado para banho, passa novamente a se tornar próprio.

A qualidade da água é avaliada em 17 pontos de praias artificiais e represas nas cidades de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e em Primeiro de Maio.

 

 

Fonte: Geovani Canabarro c/ inf. IAP