Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Macaco morre em Cascavel e há suspeita que a causa seja febre amarela

Os resultados confirmatórios devem ficar prontos até o fim desta semana

  • 13/02/2018
  • Foto(s): Catve
  • Região
Macaco morre em Cascavel e há suspeita que a causa seja febre amarela

O secretário de saúde de Cascavel, Rubens Griep conversou com a equipe do portal catve.com na noite desta terça-feira (13), com relação a morte de um macaco, encontrado no Lago Municipal de Cascavel no último domingo (11).

Segundo o secretário, a princípio, macroscopicamente, não há alteração de febre amarela. No entanto, o município precisa seguir os protocolos de saúde e encaminhou amostras de tecidos do animal para o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen), para que sejam feitas análises minuciosas de várias partes do animal. Os resultados confirmatórios devem ficar prontos até o fim desta semana. 

Rubens destaca que a morte do primata significa um alerta para a população e, que ele não é o transmissor da febre amarela. Os órgãos de saúde e a população devem ficar em alerta, porque os macacos são mais vulneráveis que seres-humanos, por isto precisam serem cumpridos os protocolos de saúde e prevenção. 

No dia em que o macaco foi encontrado, médicos veterinários do município foram até o Lago Municipal de Cascavel, recolheram o corpo e fizeram exames de necropsia. Além disso, foi feita uma varredura no parque, para verificar se não haviam outros macacos mortos. Nenhum outro animal, da mesma espécie, foi encontrado. 

Fonte: Catve