Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Servidores estaduais promovem ato público contra a Reforma da Previdência

Servidores participam de ato público contra a proposta de mudança na aposentadoria

Servidores estaduais promovem ato público contra a Reforma da Previdência

As aulas nas escolas da rede estadual de educação não começarão o ano letivo na próxima segunda-feira, dia 19 de fevereiro, com efetivo completo, como prevê o calendário da Secretaria de Educação do Paraná. Nesta data, parte dos servidores participarão de ato público contra a reforma da Previdência, proposta defendida pelo Governo Federal.

Os colégios da região receberão os alunos e as aulas ocorrem conforme disponibilidade dos educadores. Segundo informações, a adesão à paralisação no Oeste, é baixa.

Conforme a direção da APP-Sindicato/Foz, o movimento acontece em todos os 29 núcleos sindicais e foi aprovado na última assembleia da categoria, em janeiro deste ano. As aulas em 2018 terão início no dia 20 de fevereiro e a comunidade escolar será recebida com informativo sobre a pauta dos educadores e os efeitos da reforma da Previdência para a população.

Ainda sem data marcada para ser votada no Congresso Nacional, a mudança no sistema previdenciário é uma ameaça ao direito à aposentadoria dos trabalhadores dos setores público e privado, avalia a direção do sindicato. Para os educadores, se for aprovada, a medida não apenas vai retirar garantias como possibilitará retrocessos ainda maiores na Previdência dos servidores do Paraná.

“A reforma da Previdência é esperada pelo Governo Estadual, que pretende usá-la para aprofundar ainda mais o ataque ao direito dos servidores à aposentadoria”, expõe Cátia Castro, presidenta da APP-Sindicato/Foz. “Assim como os governos mobilizam parlamentares e empresários, nós, trabalhadores, temos que defender nossos direitos de forma unida”, frisa.

Atividades

Além da suspensão das aulas e das manifestações no dia 19 de fevereiro, os educadores fortalecerão a mobilização contra a reforma da Previdência nas redes sociais. Na terça-feira, 20, a comunidade escolar será recepcionada com uma carta aberta demonstrando os impactos das alterações na aposentadoria dos trabalhadores e os alunos participarão de debates.

Aposentadoria mais difícil

As mudanças defendidas pelo Governo Federal deverão elevar a idade mínima e o tempo de contribuição necessários para as pessoas se aposentarem. A reforma prevê que a mulheres se aposentarão com 62 anos e os homens com 65 anos. Também afetará benefícios sociais mantidos com recursos da Previdência e dificultará a aposentadoria dos trabalhadores rurais.

Movimento nacional

As centrais sindicais brasileiras definiram a data de 19 de fevereiro como o dia nacional de paralisação e mobilização contra a reforma da Previdência. A data foi marcada em virtude do anúncio feito por representantes do Governo Federal de que a reforma da Previdência poderá ser votada na Câmara Federal neste mês de fevereiro, após duas tentativas frustradas.

Ato público contra a reforma da Previdência

Data: segunda-feira, 19, às 8 horas

Local: Zoológico Bosque Guarani

Organização: Unidade Sindical e Popular

Fonte: Assessoria