Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Consumo de energia caiu 0,5% durante horário de verão

Horário de verão termina à meia-noite deste sábado

Consumo de energia caiu 0,5% durante horário de verão

Em vigor desde o dia 15 de outubro do ano passado, o horário de verão termina à meia-noite deste sábado (17) para domingo (18). No Paraná, a medida causou uma redução de 0,5% no consumo de energia.

"Para o consumidor, dificilmente essa mudança será sentida na conta de luz, mas uma redução de 0,5% em um universo de milhões de consumidores deve ser incentivada e preservada porque se reflete, em última instância, em menos acionamento de unidades térmicas", explica o gerente de Operação de Sistemas de Alta Tensão da Copel, Nelson Cuquel.

A demanda por energia no estado tradicionalmente cai no horário de pico o equivalente à carga de um município do tamanho de Maringá, redução que contribui para evitar perdas de desempenho nas redes de transmissão. Além disso, a redução permite que as hidrelétricas funcionem em regime normal, usando o fluxo dos rios, preservando a água que está em seus reservatórios.

Horário de verão
Na virada de sábado para domingo, os consumidores precisam atrasar o relógio em uma hora.

O horário de verão é implantado em dez estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal, que devem . O objetivo é aliviar a demanda por energia no horário de pico, entre 18h e 21h, nessa época do ano em que os dias são mais longos nas regiões tropicais.

Fonte: Massa News com Catve