Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipu tem visitação histórica em fevereiro

69.904 visitantes passaram pelos atrativos da binacional

  • 05/03/2018
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Itaipu tem visitação histórica em fevereiro

O turismo está em alta na Itaipu. Após bater o recorde de melhor janeiro de todos os tempos, com 126.371 visitantes, a usina hidrelétrica atingiu marca histórica também em fevereiro. Os 69.904 visitantes que passaram pelos atrativos da binacional superam em 9,19% o recorde anterior, de 64.020, registrado no mesmo período em 2012.

Com as duas marcas, o turismo da Itaipu atinge um bimestre histórico em 2018, com 196.575 pessoas passando pela usina nos dois primeiros meses do ano. Este número leva em consideração as visitas turística e institucional das margens brasileira e paraguaia.
Comparado com 2017, o crescimento do turismo em fevereiro é ainda maior, de 16,3%. O destaque do Complexo Turístico Itaipu, da margem esquerda, foi o aumento do número de visitas do Ecomuseu, de 180,9%, principalmente em virtude do Passaporte Três Maravilhas, que dá gratuidade para o atrativo.

O Passaporte Três Maravilhas dá direito à entrada nos atrativos: Cataratas do Iguaçu, Marco das Três Fronteiras e Itaipu Binacional, além de descontos em produtos e serviços. Lançada em outubro, a iniciativa fomentou o turismo no Destino Iguaçu.

Para o gestor de turismo da margem brasileira de Itaipu, Alexandre dos Santos Pacheco, a tendência é que novas marcas sejam superadas nos próximos meses. "Estamos nos preparando operacionalmente e em oferta turística para um 2018 espetacular", afirmou.
Morador da região não paga

Os moradores da região trinacional e municípios lindeiros ao Lago de Itaipu não pagam ingresso em cinco atrativos da usina: Visita Panorâmica, Iluminação da Barragem, Refúgio Biológico, Polo Astronômico e Ecomuseu. No Circuito Especial e no Porto Kattamaram, além do estacionamento do Centro de Recepção de Visitantes (CRV), o desconto é de 50%.

Para ter o benefício, o morador deve apresentar comprovante de residência recente, acompanhado de documento com foto. Menores de 18 anos podem apresentar comprovante no nome dos pais.

Mais informações e reservas podem ser obtidas pelo site www.turismoitaipu.com.br ou pelo telefone (45) 3576-7000.

Visitas institucionais

Além dos turistas, as instituições de ensino podem agendar uma visita à Itaipu. Basta enviar um e-mail para rp@itaipu.gov.br informando qual é o público (ensino fundamental, médio, técnico ou universitário).

São três modalidades: Visita Panorâmica, voltada para estudantes do nível fundamental e médio; Visita Especial, feita para estudantes universitários de todas as áreas; e finalmente a Visita Técnica, que atende os estudantes das áreas técnicas, como as engenharias.

Fonte: Assessoria