Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Porquês e...Sei lá

  • 09/03/2018
  • Foto(s): Ilustração
Porquês e...Sei lá

Será que seria tão caro assim para o TSE autorizar a impressão do voto eletrônico para que o eleitor conferisse em quem votou e o depositasse numa urna do modelo antigo, aqueles sacos?

Por que tanta contrariedade a essa possibilidade?

Os fiscais de apuração não existem mais.

Existem os fiscais de locais de votação, pra ver cuidar se alguém está burlando a lei no que tange ao ato de se dirigir livremente à sessão de votação.

Mas fiscal de apuração deixou de existir. Ou alguém consegue penetrar nas entranhas da tecnologia e verificar os votos? Não, ninguém consegue. É tudo automático.

Por que países de primeiro mundo, ao que se sabe, abominam esta ideia de urna eletrônica.

Saudade de ver fiscais ao redor das mesas de apuração, acompanhando par e passo, voto por voto, como estava o desempenho do candidato a prefeito ou vereador.

Iam empilhando votos, olhando, reverificando e mesmo assim, dizem, dava rolo às vezes.

Fico imaginando agora, a possibilidade diante de tantas fraudes eletrônicas, de tantos crackers  (os do mal) afiados, ávidos pra prestar um serviço para desonestos. Isso assusta.

A pedido do TSE foram feitos testes com hackers (os do bem) nas urnas que serão utilizadas em 2018 para as eleições gerais, menos prefeitos e vereadores. (Leia matéria)

Pelo menos três falhas. Em que pese que dissessem que mesmo diante de falhas, não seria possível modificar o voto cravado na urna eletrônica. Sei lá.

Fonte: Elder Boff

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533