Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipu e AMOP lançam programa de governança municipal

O objetivo é que as prefeituras possam ter uma administração mais eficiente e ética

  • 09/03/2018
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Itaipu e AMOP lançam programa de governança municipal

A Itaipu Binacional e a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) lançaram, nesta sexta-feira (9), na sede da Amop, em Cascavel, o Programa de Governança Municipal com Ênfase em Finanças e Logística de Suprimentos. O programa prevê a capacitação de 1.600 gestores públicos dos 54 municípios da região, entre prefeitos, secretários e técnicos municipais. O objetivo é que as prefeituras possam ter uma administração mais eficiente e ética.

Participaram da cerimônia de lançamento o diretor financeiro executivo da Itaipu, Marcos Stamm; o diretor administrativo, João Pereira dos Santos; o presidente da Amop e prefeito de Matelândia, Rineu Menoncin (Teixeirinha); o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Orlando Pessuti; o deputado federal, Sérgio Souza e outros 31 prefeitos do oeste paranaense.

Segundo Stamm, a Itaipu lançou esse programa por acreditar que ao desenvolver uma gestão mais eficiente, o município cresce com mais facilidade em todas as áreas, como saúde, educação e meio ambiente. “Esta capacitação atualizará os profissionais que atuam nas prefeituras. Se queremos que o oeste cresça, precisamos auxiliar os municípios individualmente. Essa será a missão do programa”, disse.

“Hoje não basta fazer uma administração populista. Ela precisa ser técnica. Essa capacitação nos auxiliará a sermos mais técnicos e eficientes”, completou Rineu Menoncin. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Ubiratã, Antônio Magron, “esse programa é uma ferramenta muito valiosa para os municípios. Todos devem participar”.

Gestão municipal

O programa é resultado de um convênio assinado no dia 8 de fevereiro, durante o Show Rural Coopavel, entre a Itaipu, por meio da Diretoria Financeira, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Amop. Ele abrangerá diversas áreas da gestão pública e será dividido em três etapas: diagnóstico, ações de capacitação e avaliação da gestão dos 54 municípios, ao longo de 18 meses.

A concepção do programa tem como base o Índice de Governança Municipal, desenvolvido pela Câmara de Gestão Pública do Conselho Federal de Administração (CFA), que consiste numa métrica da governança pública dos municípios brasileiros a partir de três dimensões: fiscal, gestão e desempenho.

“Vamos avaliar individualmente a situação de cada município para depois, apresentar qual o instrumento mais adequado para melhorar a gestão”, explicou Gilmar Silva de Andrade, assessor do diretor financeiro executivo e Coordenador do Programa de Governança Municipal.

Fonte: Assessoria