Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Situação preocupante: índice LIRAa continua alto no município de Santa Helena

Apesar do índice ter registrado queda de 3,1 % o resultado não é satisfatório.

  • 13/03/2018
  • Foto(s): Assessoria/USP Imagens
Situação preocupante: índice LIRAa continua alto no município de Santa Helena

O novo índice LIRAa (Levantamento Rápido de Índices de Infestação para Aedes Aegypti) foi divulgado pelo departamento das Vigilâncias em Saúde, nesta segunda-feira (12), apresentando percentual de 12,2%. Apesar de ter baixado em relação ao primeiro índice do ano que ficou em 15,3%, o novo levantamento é considerado ainda muito alto, segundo o diretor das Vigilâncias, Gilmar Muller.

Desde o dia primeiro de março, equipes se concentram na retirada de lixo na sede do município. Segundo Muller foram retiradas de circulação 40 cargas de lixo até hoje (12) e há focos de dengue espalhados pela cidade, apesar do empenho da equipe e do trabalho de recolha.

O arrastão já aconteceu no quadro principal da cidade, hoje os trabalhos dão sequência nos loteamentos Progresso e Bela Vista. Conforme Muller, os munícipes podem deixar o lixo em frente as residências para os caminhões fazerem a coleta, mas reitera “isso não é o suficiente, a população deve cuidar daqueles pequenos recipientes que empoçam água para evitar os focos de dengue”. ÁUDIO GILMAR

A secretária de Saúde Luisa Soalheiro também reforça o pedido à população, lembrando que cada um é responsável por sua saúde, da família e da comunidade. “Cada um contribuindo, deixando sua residência e seu local de trabalho livres de criadouros de mosquitos, o LiRAa baixará mais e ficaremos livres do risco de epidemias”, enfatiza Luisa.

 

Fonte: Geovani Canabarro c/ inf. Assessoria