Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Francisco

  • 13/03/2018
  • Foto(s): imagensdesantos.com.br
Francisco

Faz cinco anos que um argentino surpreendeu o mundo. Foi exatamente no dia 13 de março de 2013, que Jorge Mario Bergoglio foi eleito papa depois da renúncia de Bento XVI.

O cardeal Bergoglio  tornou-se o primeiro papa a adotar o nome de Francisco. Nenhum sumo pontífice da Igreja Católica havia utilizado o nome do santo franciscano que virou referência mundial no que diz respeito à humildade, pobreza e castidade.

Segundo o site da Rede Aparecida, ele escolheu o nome do santo de Assis com a ajuda do cardeal brasileiro, dom Cláudio Hummes.

No momento que a votação começava a dar sinais de que seria eleito papa, dom Cláudio Hummes, disse: “Não se esqueça dos pobres”.

O então Cardeal Bergoglio, guardou no coração a palavra do amigo brasileiro e tomou para si o nome de Francisco.

É também o primeiro papa nascido no Novo Mundo, o primeiro latino-americano, o primeiro pontífice do hemisfério sul, o primeiro pontífice não europeu em mais de 1 200 anos (o último havia sido Gregório III, morto em 741) e também o primeiro papa jesuíta da história.

Tornou-se arcebispo de Buenos Aires em 28 de fevereiro de 1998 e foi elevado ao cardinalato em 21 de fevereiro de 2001 - véspera da festa da Cátedra de São Pedro - com o título de Cardeal-presbítero de São Roberto Belarmino, pelo papa São João Paulo II.

O Papa Francisco é um homem de hábitos comuns e de imenso apreço pelos pobres e logo foi tomando a admiração do mundo inteiro e não só de católicos.

Ao falar sobre a escolha do seu nome enfatizou que queria uma “Igreja pobre e para os pobres!”.

“(...) Francisco é o homem da paz. E assim surgiu o nome no meu coração: Francisco de Assis. Para mim, é o homem da pobreza, o homem da paz, o homem que ama e preserva a criação; neste tempo, também a nossa relação com a criação não é muito boa, pois não? [Francisco] é o homem que nos dá este espírito de paz, o homem pobre... Ah, como eu queria uma Igreja pobre e para os pobres!”.

 

 

 

Fonte: Elder Boff

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533