Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Sob chuva e neve, brasileiros e franceses marcham por Marielle Franco em Paris

Grupo de cerca de 200 pessoas se reuniu em frente à ??pera de Paris

Sob chuva e neve, brasileiros e franceses marcham por Marielle Franco em Paris

Debaixo de forte chuva, que logo se transformou em neve molhada, com sensação térmica de -3 graus°C, um grupo de cerca de 200 brasileiros e franceses se reuniu em frente à Ópera de Paris na tarde deste sábado (17) para uma marcha intitulada “Justiça para Marielle Franco”.

O ato integrou a “Marcha das Solidariedades – o racismo de Estado mata”, organizada por dezenas de ONGs antirracismo e de defesa dos direitos humanos, que denunciam a violência policial na França. A marcha por Marielle Franco, que percorreu em uma hora e meia os pouco 2km entre a Ópera e a estação Gare du Nord, de onde saem os trens para Bruxelas e Londres, integrou o evento com uma ala específica.

Sob gritos de “Marielle, presente!”, “Anderson, presente!” (referindo-se a Anderson Pedro Gomes, motorista executado junto com Marielle Franco no dia 14 de março) e “Não acabou, tem de acabar, eu quero o fim da Polícia Militar”, os brasileiros foram seguidos por franceses, homens e mulheres.

Dawud Bumaye, feminista negra francesa, disse que seguiu a marcha por Marielle por se solidarizar com as vítimas de violência policial não só no país onde vive, a França, mas pelo mundo.

“Estou aqui para manifestar a minha solidariedade às vitimas da violência policial e vim para o cortejo de Marielle Franco porque esta notícia nos chocou, mesmo se estamos na França e que isso tenha se passado no Brasil, pois a violência policial nos concerne a todos”, afirmou Bumaye.

 

Direitos Humanos

 

Michelle Mendes, carioca, mestranda em Direitos Humanos, disse à reportagem da RFI que havia falado com Marielle Franco no dia de sua morte, quando a vereadora havia confirmado presença num evento para falar do impacto da intervenção militar na vida de mulheres negras e periféricas, promovido por um coletivo de mulheres que, após o assassinato da vereadora, passou a se chamar Coletivo de Mulheres Marielle Franco.

Fonte: g1

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533

Categorias relacionadas