Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Cidades da região estão na turnê do espetáculo Thiltapes da saga da imigração alemã

Santa Helena, Missal e Marechal Rondon estão no roteiro

  • 22/03/2018
  • Foto(s): Divulgação
  • Região
Cidades da região estão na turnê do espetáculo Thiltapes da saga da imigração alemã

A Curto Arte Produtora e Companhia de Teatro comunica com muita alegria, que entre 17 e 25 de abril estará realizando uma turnê pelo oeste paranaense, com o espetáculo “Thiltapes, a Caçada Final”.

Com 26 anos, sediada em Dois Irmãos no Rio Grande do Sul, tem muito orgulho de sua trajetória na cultura, conquistando vários prêmios e o prestígio do público. No decorrer deste período a marca Curto Arte se consolidou através de parcerias, bons espetáculos e pelo resgate e valorização da cultura alemã.

Além das apresentações, a forte atuação na produção de eventos colabora para o amplo acesso às comunidades de todo o estado do Rio Grande do Sul aos espetáculos do grupo. Com intuito de fomentar a divulgação da Companhia para outros estados, inicia-se em 2018 a turnê para o Paraná.

A peça “Thiltapes, a Caçada Final” surge a partir de pesquisas realizadas pelo escritor, ator e diretor da companhia, Carlos Alberto Klein. O processo levou em consideração relatos de imigrantes alemães, livros e filmes que serviram de base para o projeto Raízes – visando buscar a identificação com a etnia alemã e seus costumes – através do qual, foram estruturados espetáculos como “A Sapataria”, “Natal na Colônia”, “Esperando o Thiltapes” entre outros.

Segundo relatos e registros o Thiltapes é um animal imaginário, utilizado pelos imigrantes para pregar peças nas crianças ou recém-chegados às comunidades, a ideia da caçada era deixar o tempo passar e se divertir com a inocência dos caçadores novatos em acreditar na aventura. Com o passar do tempo a caça ao bicho foi sendo esquecida e é neste aspecto que o Projeto Raízes ganha força, conectando as novas gerações às histórias, lendas e tradições de seus antepassados.

Dentre as cidades onde o espetáculo será apresentado, estão Marechal Cândido Rondon, Missal e Santa Helena, esta última no dia 23 de abril no Centro de Idosos.

Fonte: Elder Boff com inf. Maisa Mueller