Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Oito frigoríficos do Paraná sofrem embargos da UE à exportação de frango

Cinco deles estão na região Oeste do Estado. Paraná exporta 1 em cada 3 kg de frango produzido no Brasil

  • 19/04/2018
  • Foto(s): Agência Estadual de Noticias / Assessoria
  • Região
Oito frigoríficos do Paraná sofrem embargos da UE à exportação de frango

O embargo à exportação de frango brasileiro pela União Europeia atinge diretamente oito frigoríficos do Paraná. A lista anunciada nesta quinta-feira (19) relaciona 20 unidades produtoras no país que estão proibidas de vender produtos de origem animal, especialmente frango, ao bloco econômico. BRF, em Ponta Grossa,  Toledo e Francisco Beltrão;  Copagril, em Marechal Cândido Rondon; Copacol, em Cafelândia; Coopavel, em Cascavel; Avenorte, em Cianorte e Lar Cooperativa Agroindustrial, em Matelândia. Segundo a Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, o Paraná é o maior produtor de frango do país, responsável por um terço da produção nacional. É também o que mais exporta este tipo de carne: de cada 3 quilos de frango que saem do Brasil, um é produzido em frigoríficos paranaenses. O motivo do embargo, segundo o comitê, é a deficiência no sistema de controle de qualidade de carne destes frigoríficos.

A BRF anunciou que dará férias coletivas de 30 dias a cerca de 2 mil funcionários da linha de abate de aves do frigorífico de Toledo, a partir do dia 2 de julho.

Na Costa Oeste estão as mais importantes Cooperativa do Estado e que trabalham na industrialização do frango. Dentre elas, a Lar Cooperativa com sua Unidade Industrial de Aves em Matelândia. De acordo com o presidente da Cooperativa, Irineo da Costa Rodrigues, isso ainda é reflexo da operação “Carne Fraca” da Polícia Federal, no entanto segundo ele, a Lar já substituiu a exportação da Europa para outros países e que 55% da produção atual é exportada:

Fonte: João Hermes