Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Laboratório da região produz remédio à base de cannabidiol para tratar epilepsia

O medicamento é indicado para epilepsia refratária, grau avançado da doença

  • 20/04/2018
  • Foto(s): massanews
  • Região
Laboratório da região produz remédio à base de cannabidiol para tratar epilepsia

O laboratório de uma empresa com sede em Toledo, no Paraná, começou a produzir seu primeiro medicamento à base de cannabidiol. O medicamento é indicado para epilepsia refratária, grau avançado da doença, em que a incidência é considerada comum em crianças.

Atualmente os pais dos pacientes que precisam de medicamento, à base dessa substância, enfrentam muita burocracia imposta tanto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quanto pela Justiça brasileira, para conquistar o direito de importar o remédio. Sem contar o alto custo, já que as empresas importam o medicamento comercializado no país, o que encarece o tratamento.

Com o medicamento produzido no Brasil as famílias não terão que passar por toda a burocracia imposta hoje. O processo é acompanhado e estudado junto à Anvisa, e está em fase final de conclusão. O remédio tem previsão de chegar ao varejo ainda em 2018. O custo do tratamento também será reduzido e, possivelmente, poderá ser agregado ao SUS.

Mais um destaque que envolve o processo de inclusão ao medicamento, produzido pela farmacêutica paranaense, Prati-Donaduzzi, e que beneficia a saúde do paciente é o fato de o analgésico ser isento de Tetrahidrocanabinol (THC), principal derivado psicoativo da Cannabis.

O Centro de Pesquisa de Canabinoides, pioneiro no mundo, fica em Ribeirão Preto (São Paulo), onde a equipe de estudos da Universidade de São Paulo (USP) realiza análises e investigações há mais de 30 anos sobre o cannabidiol. O centro foi doado pela empresa para realização de estudos.

Fonte: massanews