Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Inauguração de ciclovia reúne mais de 500 em Santa Terezinha de Itaipu

A obra é uma parceria entre a Itaipu Binacional e a prefeitura

  • 23/04/2018
  • Foto(s): jie
Inauguração de ciclovia reúne mais de 500 em Santa Terezinha de Itaipu

Mais de 500 ciclistas de todas as idades participaram na manhã deste domingo (22), em Santa Terezinha de Itaipu, do passeio inaugural da ciclovia que liga o perímetro urbano da cidade ao Terminal Turístico Alvorada de Itaipu, em um trecho de 14 quilômetros. A obra é uma parceria entre a Itaipu Binacional e a prefeitura, com investimentos de aproximadamente R$ 2 milhões.

A solenidade oficial de inauguração ocorreu logo após o passeio, no terminal turístico, reunindo o diretor de Coordenação de Itaipu, Newton Kaminski, o prefeito de Santa Terezinha, Cláudio Eberhard, secretários municipais, vereadores e outras autoridades da região.

Eberhard agradeceu o apoio de Itaipu e disse que a obra representa um marco para o desenvolvimento do turismo na região. “Discutimos esse projeto durante um ano, do ponto de vista operacional e técnico, e conseguimos fazer com que saísse do papel. Para nós, é um motivo de grande orgulho e o apoio de Itaipu foi fundamental.”

Newton Kaminski antecipou que, além da ciclovia, outro investimento está programado para Santa Terezinha de Itaipu, que é a revitalização do próprio terminal turístico. O termo de parceria entre Itaipu e o município já foi assinado e as obras devem começar no mês que vem.

“Essa é uma data muito importante por conta da integração, do desenvolvimento, e porque mostra o que nós queremos para os municípios lindeiros [ao Lago de Itaipu]. Temos vários outros projetos, com outros municípios da região”, acrescentou, citando como exemplo a ciclovia que vai ligar Foz do Iguaçu a Cascavel pelo Parque Nacional do Iguaçu.

Antiga reivindicação

A ciclovia de Santa Terezinha de Itaipu é uma antiga reivindicação dos ciclistas da cidade. O coordenador do grupo STI Bikers, Amil Rodrigues dos Santos, relatou que acidentes envolvendo bicicletas e veículos motorizados já foram registrados na rodovia estadual Natalino Spada (PR-874), que liga a cidade ao terminal turístico. “Com a ciclovia, teremos mais segurança. Não só para nós [do grupo]: a partir de agora, mais gente vai passar a percorrer o caminho de bicicleta.”

Fonte: jie