Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Falta de planejamento antes do plantio deixa dúvidas sobre produtividade do milho, diz especialista

Produtores questionam se a quantidade produzida será suficiente para pagar os investimentos

  • 25/04/2018
  • Foto(s): Portal Macauba
Falta de planejamento antes do plantio deixa dúvidas sobre produtividade do milho, diz especialista

Produtores de milho do oeste paranaense estão em dúvida quanto à produtividade do milho nesta “safrinha” de 2018. Muitos questionam se a quantidade produzida será suficiente para pagar os investimentos feitos a partir do plantio.

Segundo informações do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Estado, divulgadas no início do ano, o Paraná teve uma queda de 11 por cento na área plantada, na comparação com 2016/17, e tem perspectiva de que a produtividade recue 7% na comparação anual.

Segundo o Engenheiro Agrônomo e produtor de Missal, Renan Pies, o período de aproximadamente 20 dias sem chuvas expressivas e sem previsão de que elas aconteçam, aliado ao plantio em atraso e a expectativa de geada no fim do próximo mês, aumentam as incertezas sobre a produtividade. (Áudio Renan)

Na região de Guaíra, o tempo seco e as altas temperaturas que persistem desde o início de abril também estão comprometendo as lavouras de inverno, principalmente o milho. Segundo o Instituto Tecnológico Climatempo, a região de Guaíra já esta há quase 30 dias sem chuva. Muitos produtores rurais já começam a colocar os prejuízos em decorrência da estiagem prolongada na ponta da caneta.

O presidente do Sindicato Rural Patronal de Guaíra, Silvanir Rosset, disse que o impacto da estiagem junto a lavoura já pode ser sentido pelo agricultor.(Áudio Silvanir)

De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater, Lauro Ramos, os plantios em fase de frutificação são os mais atingidos pela falta de água, mas segundo ele, ainda é cedo para quantificar perdas.(Áudio Lauro)

Segundo o Climatempo, o bloqueio atmosférico sobre a região sudeste, deixa o tempo aberto e sem condições para chuva ao longo dos próximos dez dias, no Paraná, Mato Grosso, São Paulo e sul de Minas Gerais. Com isso, os níveis de umidade do solo vão reduzir drasticamente nesse período, afetando o desenvolvimento de 2ª safra, em especial o milho e o feijão, reduzindo a produtividade.

De acordo com o especialista em produção animal e economia, Adriano Ramos Cardoso, os agricultores deveriam ter feito um planejamento antes do plantio para não terem essa incerteza, podendo inclusive ter optado por outras culturas, pois o milho foi semeado com atraso. (Áudio Adriano 1)

Para este ano existe uma previsão de termos um inverno mais frio se comparado aos últimos anos, inclusive vivendo a expectativa de geadas mais cedo. Ainda em conversa com Adriano Ramos Cardoso, ele comentou o processo de cuidados que devem ter os criadores quanto à alimentação dos animais neste período. (Áudio Adriano 2)

Fonte: Gerson Kaiser / Enio Manoel

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533