Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

PF identifica argentinos que recebem aposentadoria brasileira em SC

Dionísio Cerqueira, com 15 mil habitantes, recebe benefícios proporcionais a cidades de 300 mil habitantes

PF identifica argentinos que recebem aposentadoria brasileira em SC

A Polícia Federal deu cumprimento a oito mandados de busca e apreensão em Dionísio Cerqueira, expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal em São Miguel do Oeste/SC, na terça-feira (24).

Os mandados foram expedidos para os endereços que se encontram cadastrados para aproximadamente 80 benefícios previdenciários, alguns já cessados, em locais conhecidos popularmente na cidade como "casa de argentino".

O início dessas investigações se deu por apuração do INSS, quando o órgão constatou que em Dionísio Cerqueira, paga-se benefícios em proporção de cidades que chegam a ter 300 mil habitantes. Isso levantou a principal suspeita já que a cidade catarinense tem pouco mais de 15 mil habitantes. 

Ao iniciar a revisão de benefícios suspeitos, esses oito endereços se mostraram aqueles em que há mais há benefícios cadastrados.

Apurou-se que, geralmente, se trata de brasileiros que moram na Argentina, ou que moraram no país vizinho a maior parte da vida. Quando atingem a idade para obter algum benefício previdenciário, por intermédio de agenciadores, providenciam documentos brasileiros que geralmente não tinham, e celebram falsos contratos de aluguel para comprovar a residência.

Por ocasião das buscas também foi apreendido um veículo argentino que se achava na casa de uma das pessoas, o que, em tese, configura crime de descaminho. Também foi encontrada uma central clandestina de transmissão de sinal de internet para o território argentino, o que configura crime contra o sistema de telecomunicação.

Fonte: Portal Tri