Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Aprovado projeto que incentiva aproveitamento da energia produzida por micro e mini geradores

Aprovado  projeto que incentiva aproveitamento da energia produzida por micro e mini geradores

Os deputados aprovaram na Alep, Assembleia Legislativa do Paraná, o projeto que institui benefícios para incentivar o aproveitamento de energia elétrica produzida por micro e mini geradores.

A matéria, de autoria do presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), beneficia geradores movidos a energia solar, eólica, biomassa e todo o tipo de energia limpa. Pelo texto do projeto, a base de cálculo do ICMS sobre a energia produzida por mini e microgeradores deverá ser reduzida, sendo cobrada apenas sobre o excedente da produção.

O projeto concede benefícios de ICMS para produtores de geração mini e microgeração distribuída. Os principais beneficiados serão aqueles que têm uma placa solar instalada em sua residência ou propriedade rural. A matéria ainda estabelece que o imposto, que hoje é cobrado sobre a totalidade da energia gerada, deve ser cobrado apenas sobre o saldo da energia gerada. Quem produz 30 Megawatts e consome 50, por exemplo, vai pagar ICMS somente sobre 20.

Ademar Traiano fala sobre o objetivo do projeto. ÁUDIO TRAIANO

Vale lembrar que na Costa Oeste paranaense a questão de energia limpa, principalmente advindas da biomassa ou biogás está sendo fomentada e implantada em várias propriedades rurais.

Exemplo disso é o que acontece nos municípios de Santa Helena, São Miguel do Iguaçu, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado e Toledo.

O produtor José Carlos Colombari, que aproveita o biogás para produzir a energia elétrica, fala de como vem sendo realizado essa comercialização da energia excedente. ÁUDIO COLOMBARI

Fonte: Geovani Canabarro