Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Governo prorroga para 30 de maio adesão ao Refis do Funrural

Programa parcela dívidas de produtores rurais; prazo venceria na segunda-feira (30)

Governo prorroga para 30 de maio adesão ao Refis do Funrural

O governo editou na sexta-feira (27), uma medida provisória (MP) para prorrogar mais uma vez o período para adesão ao Programa de Regularização Tribuária Rural, que parcela dívidas de produtores rurais com o Funrural. O prazo, que terminaria nesta segunda-feira, 30 de abril, se estenderá até 30 de maio.

A prorrogação é um pedido do setor. O argumento é que, enquanto não se resolver uma pendência judicial sobre o assunto no Supremo Tribunal Federal (STF), os produtores não irão aderir ao Refis, por insegurança.

O STF marcou para 17 de maio o julgamento de embargos declaratórios sobre a decisão que definiu que a cobrança da contribuição previdenciária para o Funrural é constitucional. Assim, se os produtores ganharem o recurso, os débitos deixariam de existir.

Em fevereiro, o Congresso já havia aprovado uma outra MP que prorrogava o prazo de 28 de fevereiro para 30 de abril. O Refis do Funrural foi aprovado em dezembro pelo Congresso e teve vários trechos vetados pelo presidente Michel Temer. Os vetos, contudo, foram derrubados integralmente pelo Legislativo, o que acabou gerando para a União uma perda de R$ 6,5 bilhões até 2019. Isso porque o Congresso permitiu desconto de multa e juros das dívidas parceladas.

Fonte: o Globo