Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Prefeitura acreditava que prédio não tinha risco de desabar e União preferiu 'economizar'

Prefeitura acreditava que prédio não tinha risco de desabar e União preferiu

Depois da tragédia ocorrida na última terça-feira (1º de maio), quando um prédio de 24 andares desmoronou em São Paulo (SP) após um incêndio, deixando uma pessoa morta e outras cinco desaparecidas, as respostas aos diversos questionamentos existentes começam a surgir. Entre elas, o porquê de o governo federal e a Prefeitura de Sâo Paulo não terem desocupado o prédio de 24 anos, de propriedade da União.

De acordo com documentos obtidos pelo Jornal Hoje, três relatórios assinados por engenheiro da Prefeitura apontavam que o prédio não possuiria problemas estruturais. Álvaro de Godoy Filho, responsável pelas vistorias, deve ser ouvido na investigação reaberta pelo Ministério Público Estadual após a tragédia.

Desde 2016 o MP cobrava o governo federal, dono do imóvel, para fazer a desocupação do prédio, destacando a necessidade de "contratar mpresas para fazer a mudança dos moradores e para guardar os móveis". Além disso, seria necessário colocar seguranças no prédio, com custo de R$ 16 mil.

A superintendente do Patrimônio da União, Cláudia Fellice, recusou acatar a cobrança do MP. Sua algação? "O país atravessa uma crise financeira e a ordem é economizar e cortas gastos", escreveu ela em um ofício, no qual ainda destacou que a desocupação só teria algum sentido se feita após a decisão de quem ficaria com o prédio - a União ou a Prefeitura.

Foi só em outubro do ano passado, porém, que finalmente a guarda do imóvei foi repassada provisoriamente para a Prefeitura de Sâo Paulo. O município alega que desde então negociava a desocupação do prédio, mas que aguardava pelo apoio do Ministério Público ou da própria União para poder retirar as famílias que moravam no local.

Fonte: Bem Paraná com Jornal Hoje