QUARTA-FEIRA, 23 DE MAIO DE 2018
Predomínio de Sol
26º
MÁX
11º
MIN
1020 AM
Rádio Independência
106,5 FM
Rádio São Miguel
93,3 FM
Rádio Terra das Águas
89,7 FM
Rádio Guaíra
| Fonte: nsctotal | Fotos: nsctotal | 15 de Maio de 2018

Deputado Pavan está em coma induzido e estado grave

O deputado foi submetido a um cateterismo cerebral

O deputado estadual e ex-governador Leonel Pavan (PSDB), 64 anos, foi internado na segunda (14) às pressas após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. A equipe médica do Hospital da Unimed, em Balneário Camboriú, informou que até o fim da tarde o quadro dele era grave, mas estável. Pavan está em coma induzido e respira com auxílio de aparelhos.

— Toda hemorragia cerebral é grave e inspira cuidados — disse o neurocirurgião-chefe, Luciano Siqueira, que cuida do caso.

O deputado foi submetido a um cateterismo cerebral – um exame feito com contraste, que identifica se houve rompimento de aneurisma ou alguma malformação na região onde ocorreu o AVC. Nenhuma das hipóteses se confirmou. Segundo o neurocirurgião, ainda é cedo para determinar o que causou o rompimento.

Pavan passará por um novo exame hoje, que poderá indicar quais serão os próximos passos do tratamento. A atenção da equipe médica está voltada ao edema, o “inchaço” causado pelo sangramento.

— Acredita-se que um pequeno vaso rompeu, que é o (AVC) mais comum. Só que esse sangramento faz um edema, que interfere na função cerebral. Por isso o tratamento passa por terapia intensiva, sedação. Não que ele precise da máquina para respirar, mas é um conforto a mais para que o edema diminua da melhor forma possível nas primeiras horas — disse o médico Sergio Malburg, que preside o hospital.

Segundo ele, o comportamento do edema é o que vai determinar o tempo de sedação e de internação, que costuma ser longo para casos como o do deputado.

— A partir do momento que não sangrou mais, e o edema foi diminuído, se reduz a sedação a ventilação e ele acorda. Aí saberemos se há sequelas.

Pavan teve o AVC durante uma aula de Pilates, por volta das 10h. Ele telefonou para o filho, Leonel Pavan Junior, dizendo que estava sentindo uma dor muito forte na nuca, e que o motorista o levaria ao hospital.

– Em questão de minutos eu liguei novamente e ele estava mal, foi muito rápido. Quando chegamos ao hospital precisamos colocá-lo na cadeira de rodas – relata Junior.

A família do deputado está bastante abalada. O médico Humberto Jorge Silva, que acompanha Pavan, disse que ele não apresentava histórico de pressão alta, por exemplo, que possa ter desencadeado o AVC. Aparentemente, também não houve nenhum pico de estresse.

Horas antes da aula de pilates o deputado fez uma caminhada com o filho e não relatou nenhum desconforto. Ele passou o domingo no sítio da família, comemorando o aniversário de Júnior e o Dia das Mães.

Nos últimos dias, Pavan fez uma viagem por cidades do Alto Vale do Itajaí na companhia do senador Paulo Bauer (PSDB). Passou por Rio do Sul, Agrolândia, Agronômica e Pouso Redondo. No sábado ele seguiria com a comitiva, mas resolveu voltar a Balneário Camboriú, segundo sua assessoria.

Pavan foi prefeito de Balneário Camboriú por três mandatos, deputado federal em 1994, e em 2002 elegeu-se senador. Em 2006 foi eleito vice-governador de Santa Catarina ao lado de Luiz Henrique da Silveira (PMDB). Assumiu o Governo do Estado em 2010. Após as eleições de 2014, assumiu vaga na Assembleia Legislativa. Nos últimos anos, ocupou o cargo de secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte no governo Raimundo Colombo (PSDB).

Ontem, durante o dia todo lideranças estaduais e nacionais procuraram a família em busca de notícias do deputado. Inclusive o governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB). Durante a tarde, o senador Dalírio Beber (PSDB) esteve no hospital para acompanhar o estado de saúde de Pavan.

Costa Oeste News Telefone (45) 3565-1022 | Whatsapp (45) 99102-5533
Rádio São Miguel Telefone (45) 3565-1022 | Whatsapp (45) 98407-8348
Rádio Terra das Águas Telefone (45) 3268-8778 | Whatsapp (45) 98818-3666
Rádio Independência Telefone (45) 3264-1713 | Whatsapp (45) 99935-8890
Rádio Guaíra Telefone (44) 3642-1945 | Whatsapp (44) 99118-5606