Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Projeto que cria Política Estadual do Biogás e Biometano é aprovado e segue para sanção do Executivo

Produtor comemora a aprovação e destaca as vantagens de utilizar a energia renovável

  • 16/05/2018
  • Foto(s): Sandro Nascimento/Alep
Projeto que cria Política Estadual do Biogás e Biometano é aprovado e segue para sanção do Executivo

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou em segunda votação o projeto de lei que cria a Política Estadual do Biogás e Biometano. A matéria agora segue para sanção, ou veto, da governadora Cida Borghetti.

Segundo a proposta, ficam estabelecidas regras, obrigações e instrumentos de organização, incentivo, fiscalização e apoio às cadeias produtivas dos materiais derivados da decomposição de matéria orgânica.

As medidas visam o enfrentamento das mudanças climáticas e a promoção do desenvolvimento regional com sustentabilidade ambiental, econômica e social.

Na justificativa do projeto, o Governo do Estado afirma que o objetivo é estabelecer condições específicas para tornar o biogás e o biometano fontes energéticas seguras, com qualidade e disponibilidade, além de promover um ambiente institucional atrativo para os investimentos no Paraná.

Atuando no ramo do biogás há 12 anos, o produtor José Carlos Colombari, de São Miguel do Iguaçu, comemora a regularização do uso dessas energias renováveis, o que era uma luta antiga. (Ouça o áudio Zé Carlos 1)

O produtor destacou alguns pontos que mudam com a aprovação da lei. (Ouça o áudio Zé Carlos 2)

Zé Carlos, que trabalha com suinocultura e confinamento de gado de corte, lembrou que iniciou atividades com o biogás visando à questão ambiental, mas agora consegue lucratividade após o adiantamento dos trabalhos. (Ouça o áudio Zé Carlos 3)

Fonte: Gerson Kaiser com Assessoria

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533