Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Volta a tensão entre índios e produtores da região

Em Terra Roxa por pouco não houve embates mais sérios

  • 16/05/2018
  • Foto(s): Gerson Besen
Volta a tensão entre índios e produtores da região

O momento é crítico, pois elevou-se a tensão entre índios e produtores rurais nesta segunda-feira (15) em Terra Roxa com a chegada de caminhões que teriam sido deslocados pela Funai, transportando casas de madeira para entregar em área invadida, segundo os agricultores em manifestação nas redes sociais.

Teve até disparo de flechas, mas ninguém se feriu.

Desde a notícia da possível demarcação de terras da Costa Oeste, principalmente Guaíra, Terra Roxa e Santa Helena, os colonos estão em polvorosa.

Reuniões foram feitas em Santa Helena, que centraliza ações envolvendo os agricultores e vários segmentos da sociedade, incluindo indígenas.

Uma grande manifestação com uma espécie de tratoraço foi feita em 5 de abril em frente à prefeitura de Santa Helena, enquanto, paralelamente acontecia uma reunião no interior do paço municipal para delinear algumas ações.

Depois desta reunião, que acompanhei, a prefeitura disponibilizou servidores, principalmente da Assistência Social para fazer um levantamento demográfico da presença indígena nas invasões nas áreas de preservação da Itaipu.

Outra reunião aconteceu, quando o relatório sobre a quantidade de índios deve ter sido exposto.

Pelo que deram a entender as lideranças que participaram dos encontros, a proposição era de que os índios fossem realocados para a aldeia indígena existente em Diamante do Oeste.

Mas de concreto, até agora, nada.

Com este embate ontem em Terra Roxa, o assunto volta à tona, com força. E precisa ser resolvido, pois é iminente o risco de conflito.

Fonte: Elder Boff

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533