Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Micro e pequenas empresas do Paraná geraram mais de 7 mil novos empregos em Abril

Micro e pequenas empresas do Paraná geraram mais de 7 mil novos empregos em Abril

As micro e pequenas empresas continuam bancando a geração de empregos do Brasil. No Paraná não é diferente, os números comprovam que o segmento tem compensado a redução do ritmo de contratação das grandes empresas, apontando para uma tendência na economia nesse momento de crise.


Segundo os últimos dados divulgados pelo SEBRAE, o Paraná foi o terceiro estado que mais gerou empregos em abril deste ano. Débora Stenior França, consultora do SEBRAE regional de Toledo traz os números desse crescimento.

DÉBORA


De acordo Adriano Richter, diretor do departamento da Industria e Comércio de Guaíra, o universo dos pequenos negócios soma mais de 7 milhões de empresas no país, no Paraná são quase 500 mil.

ADRIANO


As micro e pequenas empresas representam 99% do total de empresas do país. Juntas elas são responsáveis por 25% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 40% da massa salarial.


Segundo o ultimo levantamento, a região Sul tem 17,9% das MPEs do Brasil (Norte, 4,9%, Nordeste 17,8%, Sudeste, 50,9% e Centro Oeste, 8,5%).


Em média, um negócio tocado por MEI na Região Sul beneficia 3 pessoas da família e uma pessoa de fora da família. 58,5% dos MEIs do Sul querem se tornar donos de uma empresa maior.

Fonte: Enio Manoel