Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Governo Cida sinaliza pagar reajuste para servidores

As perdas de anos anteriores seriam parceladas

Governo Cida sinaliza pagar reajuste para servidores

O governo Cida Borghetti (PP) sinalizou ontem que pretende reajustar os salários dos servidores públicos estaduais, congelado desde 2016. A intenção é pagar a reposição da inflação dos últimos doze meses, de 2,76%, retomando a data-base do funcionalismo, suspensa pelo governo Beto Richa há dois anos. As perdas de anos anteriores seriam parceladas. Além disso, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2018 e a proposta de 2019 seriam alteradas para garantir que a data-base seja garantida no ano que vem.

 
O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Pedro Lupion (DEM), confirmou que as negociações estão avançadas. A justificativa é garantir aos funcionários do Executivo, o mesmo reajuste dos servidores do Judiciário, Ministério Público e Legislativo. “O esforço que está sendo feito dentro do governo é hercúleo. O Tribunal de Justiça vai dar. O Tribunal de Contas vai dar. A Assembleia Legislativa quer dar. O Ministério Público vai dar. É óbvio que o Executivo quer dar também”, disse. Oficialmente, em nota, o governo afirmou “que o diálogo continua aberto e que vai esgotar as possibilidades, sem cometer nenhuma irresponsabilidade com as contas públicas”, e que o reajuste depende do comportamento da arrecadação no primeiro semestre e da projeção para o segundo.


Já o secretário de Comunicação da APP-Sindicato, Luiz Fernando Rodrigues, afirmou que a proposta foi concluída na reunião de ontem e houve consenso. “A inflação do último período é de 2.76%. E o que foi debatido é a possibilidade de pagamento dessa inflação do último período, alterar a LDO, retirar o dispositivo que congela data-base e determinar o pagamento desse restante em parcelas até o ano que vem”, explicou. O fórum dos servidores pediu prazo até a semana que vem para que o governo dê uma resposta final. Por conta da legislação eleitoral, o governo tem até o dia 4 de julho para finalizar o processo e poder incluir o reajuste deste ano. 


Diante do avanço das negociações, o bloco do deputado estadual e pré-candidato ao governo, Ratinho Júnior, provável adversário de Cida nas eleições deste ano, anunciou a decisão de apoiar o reajuste e o fim do congelamento dos salários do funcionalismo. “Os servidores do Paraná já fizeram um sacrifício enorme pelo nosso Estado nos últimos dois, três anos, que nesse momento é necessário ser revisto”, afirmou Ratinho Jr. 

Fonte: Bem Paraná