Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Associação diz que mantém até sexta-feira liberação de transporte de remédios e carga viva

Se não houver um acordo entre a categoria e o governo até lá, diz a entidade, haverá "paralisação total"

Associação diz que mantém até sexta-feira liberação de transporte de remédios e carga viva

A Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) informou nesta quarta-feira (23) que manterá somente até esta sexta (25) a liberação do transporte de remédios, carga viva e produtos perecíveis.

Se não houver um acordo entre a categoria e o governo até lá, diz a entidade, haverá "paralisação total". A Abcam afirma representar cerca de 600 mil motoristas.

Caminhoneiros têm feito protestos em todo o país nos últimos três dias contra o aumento no preço dos combustíveis. A Petrobras, contudo, já anunciou que não mudará a política de reajustes.

"O que vai ter liberação no país todo é carga viva, produtos perecíveis e medicamentos. São só esses que estarão liberados. Se até sexta-feira, nós temos duas reuniões com o governo, se não sair nada, se não acontecer nada até sexta, aí lamentavelmente vai parar tudo", afirmou o presidente da Abcam, José da Fonseca Lopes.

Diante da paralisação dos caminhoneiros, o governo anunciou nesta terça (22) um acordo com o Congresso Nacional para eliminar um dos tributos que incidem sobre o diesel quando o Poder Legislativo aprovar o projeto de reoneração da folha de pagamento das empresas - a votação ainda não tem data confirmada.

Na prática, se Câmara e Senado aprovarem a proposta da reoneração, a União terá aumento nas receitas e, em troca, irá zerar a Cide que incide sobre o diesel.

Segundo o Ministério da Fazenda, a atual alíquota do tributo representa R$ 0,05 por litro do diesel.

Fonte: g1