Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Novo diretor financeiro da Itaipu toma posse em Curitiba

Novo diretor financeiro da Itaipu toma posse em Curitiba

O novo diretor financeiro executivo da Itaipu Binacional, Mário Antônio Cecato, tomou posse na tarde desta segunda-feira, 18, numa solenidade simbólica, no escritório da usina, em Curitiba.  Servidor de carreira do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE), ele se comprometeu a apoiar os demais diretores e a dar continuidade aos projetos da empresa. Participaram da solenidade o diretor-geral brasileiro, Marcos Stamm, o diretor jurídico, Cézar Ziliotto, o diretor técnico executivo, Mauro Corbelini, o diretor administrativo, João Pereira, e o diretor de Coordenação, Newton Kaminski.

Entre os principais desafios no horizonte do novo diretor, está a renegociação do Anexo C, a parte financeira do Tratado de Itaipu, que expira em 2023, o que para ele, é um prazo curto devido à complexidade do tema. “Por isso, acho que os trabalhos para essa renegociação têm que ser feitos com antecedência”.  

Outro tema em pauta que diz respeito à Diretoria Financeira é a possibilidade de fiscalização pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Para Cecato, é um assunto que precisa ser visto com cautela. “Onde há recursos públicos tem que ter fiscalização. Mas não sei se submeter ao TCU seria o formato adequado. Uma eventual fiscalização do TCU tem que ser muito bem pensada em função da relação com o Paraguai”, disse ele.

A cerimônia de posse nesta segunda-feira foi um ato protocolar, uma vez que Cecato já iniciou o trabalho como diretor na semana passada, após a assinatura oficial do Livro de Posse da Itaipu, no dia 8 de junho (a nomeação pelo presidente Michel Temer foi publicada no Diário Oficial da União no dia 1º).

Servidor do TCE desde abril de 1993, Cecato chegou a ocupar o cargo de Diretor de Contas Municipais e, mais recentemente, vinha atuando como analista de controle do tribunal.

Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Marcos Stamm, a posse de Cecato tem uma dupla importância. “Primeiro, por ele estar vindo para a Diretoria Financeira, onde tive o prazer de me integrar à equipe da Itaipu. Em segundo, porque agora a diretoria está completa novamente, não apenas numericamente, mas pela qualidade”, afirmou Stamm, que ocupava o cargo de diretor financeiro há pouco mais de um ano até sua nomeação para a diretoria geral, no último dia 13 de abril.

Fonte: Assessoria