Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rússia bate Egito e fica perto da classificação na Copa

Rússia bate Egito e fica perto da classificação na Copa

A Rússia não se importou com a presença da estrela Mohammed Salah no time adversário e venceu mais uma na Copa do Mundo. Agora, a vítima foi o Egito, nesta terça-feira (19), em São Petersburgo: 3 a 1 para a equipe da casa, que ficou perto de confirmar classificação antecipada às oitavas de final. 

O jogo teve duas assistências do lateral direito brasileiro naturalizado russo Mário Fernandes, 27. O atleta começou a carreira no Grêmio, em 2009, mas atua no CSKA Moscou há seis anos. Na temporada passada, ele conseguiu a cidadania do país anfitrião do Mundial de 2018. A vitória ainda deu à Rússia o status de primeira sensação desta competição. Afinal, são oito gols marcados e apenas um sofrido em duas partidas -os europeus já haviam batido a Arábia Saudita por 5 a 0 na estreia.

O apoio do povo local tem sido integral: nesta terça, mais de 64 mil pessoas compareceram ao estádio em São Petersburgo, sendo ampla maioria russa.

Os africanos, por sua vez, praticamente se despediram da competição. O confronto também marcou a estreia de Salah, que havia sentido lesão no ombro durante a final da Liga dos Campeões da Europa, em 26 de maio. O camisa 10 fez, de pênalti, o único gol egípcio no duelo desta terça.

Quando se machucou, o egípcio deixou o duelo ainda no primeiro tempo e não viu seu time, o Liverpool, ser derrotado pelo Real Madrid por 3 a 1, em Kiev, Ucrânia. Ele está entre os cotados para ser um dos três melhores do mundo pela Fifa no fim de 2018.

No primeiro tempo, a Rússia mostrou estar empolgada pela presença em massa de sua torcida ao estádio de São Petersburgo.

O primeiro bom momento da equipe da casa foi quando Zhirkov cobrou falta na área do Egito. A zaga afastou, mas a bola sobrou para Cheryshev, que ajeitou e bateu para o gol, por cima. Depois, Gazinskiy chegou pela linha de fundo do lado esquerdo e cruzou à procura de Dzyuba, de 1,96m. Apesar da altura, ele não alcançou.

Até então apagado, Salah tentou pela primeira vez aos 21 minutos. O atacante do Liverpool recebeu pela esquerda, puxou para dentro e serviu Trezeguet, que bateu em cima da defesa.

O camisa 10 egípcio ainda tentou mais duas vezes na etapa inicial. Primeiro, quase resvalou cabeçada de Mohsen para o gol, mas Zhirkov impediu. Em seguida, recebeu na frente, dominou, girou e chutou de esquerda, mas para fora.

Os gols vieram apenas no segundo tempo.

Aos 2 minutos, El Shenawy saiu de soco em cruzamento e deu rebote para Zobnin. O camisa 11 chutou meio sem jeito, mas o egípcio Fathi tentou cortar e mandou contra seu próprio gol, abrindo o placar em São Petersburgo.

Aos 13 minutos, o brasileiro naturalizado russo Mário Fernandes entrou na grande área pela direita, chegou na linha de fundo e cruzou rasteiro para trás. Cheryshev ampliou o marcador. Foi o terceiro gol do russo na competição, agora empatado com Cristiano Ronaldo na artilharia do Mundial.

No minuto seguinte, Dzyuba recebeu lançamento de Mário Fernandes e estufou as redes do goleiro El Shenawy.

Aos 27, o Egito contou com o uso do VAR (árbitro em vídeo) para ter um pênalti em seu favor. Salah bateu e fez o de honra dos africanos em São Petersburgo.

Agora, os egípcios só não estarão eliminados da Copa caso ocorra uma combinação de resultados no Grupo A do Mundial. 

Primeiramente, os africanos precisam torcer para a Arábia Saudita vencer o Uruguai nesta quarta (20). Depois, é necessário que derrotem os próprios árabes na última rodada do Grupo A, além de torcer por novo tropeço dos sul-americanos, que vão enfrentar a Rússia.

Já os russos só não se classificam caso a Arábia vença seus dois próximos jogos de goleada, assim como o Uruguai também aplique goleada na própria Rússia na rodada final. Dessa forma, os três times ficariam com seis pontos, e a vaga seria decidida no saldo de gols.

Com seis pontos, a Rússia vai decidir a liderança do Grupo A contra o Uruguai na próxima rodada, dia 25, em Samara. Já Egito e Arábia Saudita se enfrentam no mesmo dia, em Volgogrado.

Fonte: Folhapress